SUMERIAN PROJECT: Banda fala da situação atual e do futuro do cenário do rock

Post feito por Clinger Carlos

O Heavy Metal On Line bateu um papo exclusivo com a banda SUMERIAN PROJECT e este bate papo pode ser conferido nesta matéria especial. Falando da atual situação mundial e de outros fatores relevantes o vocalista  Maycon destacou também o impacto do COVID-19 no cenário heavy metal atual.

Sabemos que quase todas as bandas do cenário têm frequentes problemas com mudanças na formação, como foi o caso da Nervosa recentemente. Fale sobre os impactos de uma mudança na formação de uma banda e como está a formação da banda atualmente?

R: Cara, esse lance do nervosa me deixou pasmo, mas com o comportamento de uma galera que parece lutar contra o metal parecem que veem uma banda de mulheres como competição. Terrível falta de educação. Voltando a pergunta, quando uma banda muda a formação é quase sempre muito traumático, tem que desligar oficialmente, procurar outro músico, o cara tem que trampar nos sons, se não der certo repete tudo de novo, é um pesadelo. Tem que pensar se as peças de reposição são mesmo substituíveis dentro de um conceito de banda, as vezes o musico que sai é a alma e a identidade da banda como foi com André Matos e o Angra, ou com Bruce e o Maiden, e por que não a Joelma e o calipso. (risos) Sobre o Sumerian Project, a formação sou só eu e convidados por enquanto, ano que vem quando tiver soltado todo o conceito e todos os sons eu fecho uma formação para finalmente poder tocar, eu tenho umas 20 músicas para gravar,  depois que soltar dez sons eu começo a montar um time.

Como você enxerga os lançamentos feitos por bandas atualmente no quesito mídia? Quais são suas mídias favoritas atualmente quando você vai comprar um material de uma banda?

R: Acho sensacional você poder conferir um single imediatamente ao seu lançamento no spotify da banda,  acho demais o acesso imediato e irrestrito a obra de um artista, mas isso nunca vai suprir a sensação de possuir sua cópia, sua parcela de um produto tão especial quanto é a música, eu gosto de ter e ouvir de frente pro som, falando sobre o disco, pegando o encarte, e com as plataformas streaming eu ouço música enquanto faço outras coisas, acaba banalizando as vezes, mas gosto do mesmo jeito, fico sintonizado no metal mais tempo.Com o Sumerian Project, eu fiz o ep físico, e está nas plataformas de streaming, está no youtube e facebook, tenho que me preocupar com todas as mídias como todo mundo, mas venhamos e convenhamos, toda essa revolução digital é maravilhosa para ter acesso total a tudo, ao que é raro, conferimos imediatamente, isso quando não vaza.

Se fosse para você escolher um álbum de metal do Brasil e classifica-lo como o mais importante para a nossa história, qual seria? Justifique ainda a importância deste álbum na sua opinião…

Muita gente vai falar em Sepultura e Sepultura, (com todos os méritos indiscutível e unanime) Roots abalou e de certa forma mudou o metal com as guitarras afinadas tons abaixo, índios participando do disco,  Ross Robinson na produção, eu seria injusto não dizer que esse é o disco mais importante do metal nacional, mas no mesmo ano em 1996 o Angra soltava algo decerta forma parecido, com muita influência nordestina, africana e tribal em sua música, e isso me deixou muito impressionado, sempre me perguntei o que um gringo pensaria ouvindo aquele metal melódico da floresta, com baião, axé, maracatu, maxixe, definitivamente 1996 foi o ano do metal nacional, e eu daria esse titulo a essas duas bandas e esses dois discos, Root e Holy land.

Fale dos últimos lançamentos da banda e destaque o último dando detalhes do mesmo.

R: Sumerian Project é uma banda nova, soltamos um Ep no final do ano passado e estamos soltando um outro Ep agora no primeiro semestre, assim que essa loucura e toda essa morte pare.(Pandemia) Temos um clipe e um liryc vídeo lançado, e um single pra sair em pouco tempo. Precisar datas seria irresponsável agora.

Quando você começou ouvir Heavy Metal qual veículo lhe mantinha informado? Alguma revista? Algum fanzine? Alguma rede social? Algum programa de TV? Cite quais e relembre aquele período e diga como eram os meios de comunicação do metal na época que vc começou a ouvir Heavy Metal

R: Quando comecei a ouvir metal em meados de 1996, morava no nordeste, o metal parecia mais um seita secreta lá, as pessoas não passavam som pra você, não tinham lojas de cds, (na verdade uma que conheci anos depois) e você tinha que provar que era merecedor do som para as pessoas emprestarem um disco ou uma cassete, tinha que usar preto no calor do hell, tinha que ir para os  shows e ficar de cara feia e braços cruzados, tinha que ter uma postura aceitável segundo as as regras sociais dos grupos daquele tempos, e eu adorava aquilo, era muito seleto, com o tempo tive acesso a zines e revistas, depois os VHSs do Dynamo open air, e o metal era assim, você e suas correspondências e contatos, hoje ta fácil tem tudo em um link, você nem levanta do sofá.

Com relação a atual situação que vivemos com relação ao COVID-19, na sua opinião, você acha que podemos ter mudanças de comportamento das pessoas nos shows de heavy metal no Brasil? Quais mudanças você acha que poderá acontecer?

R: Na verdade acho que a galera vai voltar a sair, a galara vai se encontrar mais e ver mais o valor do contato cara a cara, sei que é irônico mas estamos sedentos por ver gente, tomar uma cerveja e ver uma banda de metal no palco, estou com agua na boca enquanto escrevo, espero que as pessoas se lembrem que para fazer aquele download esperto, uma banda gastou e trabalhou por meses e até anos para você ouvir no conforto do seu smartphone.

Quais planos para o futuro, quais shows estão agendados ou ações estão sendo planejadas para os 12 próximos meses?R: Sumerian Project trabalha gradativamente e vai soltado suas músicas, seguindo sua temática conceitual baseada em ufologia, estamos trabalhando para finalizar o novo ep e soltar o mais rápido possível um novo vídeo clipe. Por enquanto é isso, agradeço a oportunidade de poder falar da minha banda para tantas pessoas aqui no HEAVY METAL ON LINE, obrigado Carlos Clinger pela força e pela pela correria, você faz o metal maior do que ele já é, obrigado por seus serviços ao metal nacional, obrigado a todos que acompanharam aqui um pouco da minha visão e da minha banda aqui!!! Fiquem em casa, vai passar!!!

Humannaki – vídeo clipe oficial!

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/Q7kKNnAdmAI” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>

 

Mais informações:

Instagram: https://www.instagram.com/sumerianproject/

Facebook: https://www.facebook.com/sumerianprojectband/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCQd-aIb1DeGpcfJHF4uTB1g

Manaus: A FORÇA QUE VEM DO NORTE

COGUMELO RECORDS – 30 ANOS

Por que o METALLICA é tão grande ?

O METAL RESGATANDO A NOSSA HISTÓRIA

EVOLUÇÃO NO HEAVY METAL

O MAL QUE NOS FAZ !

Back to Top