Faltando menos de oito dias para a venda do Rock in Rio Card, o festival lança uma nova atração que, além da potência arquitetônica e musical, será um manifesto pela paz
A consagrada artista Angelique Kidjo é a embaixadora do espaço e também a primeira atração confirmada do line-up
O Rock in Rio, em sua celebração de 40 anos, está prestes a surpreender o público com uma novidade extraordinária à Cidade do Rock: o Global Village. Este novo espaço de entretenimento é uma expressão tangível do compromisso contínuo do festival com a paz e por um mundo melhor, ressaltando a diversidade, a música global e a multiplicidade cultural. A nova área, que deve ocupar 7.500 m2 da Cidade do Rock, vai proporcionar uma experiência imersiva totalmente inédita no festival, contando com uma robusta cenografia inspirada em ícones arquitetônicos de todo o mundo — onde as pessoas poderão andar por uma longa via, entrar em lojas e experimentar as riquezas gastronômicas de diversos países.
Fazendo jus a toda a grandiosidade deste espaço, a organização também anunciou que Angelique Kidjo, duas vezes vencedora do Grammy Awards na categoria Best Global Music Album, será a embaixadora do Global Village. A artista é a primeira artista confirmada para se apresentar no palco da nova área. O festival também entra na contagem regressiva para a data da venda do Rock in Rio Card, ingresso sem data pré-definida que garante a entrada no Rock in Rio 2024 antes mesmo da confirmação de todas as atrações. Ela acontece no dia 07 de dezembro, às 19h. A partir desta edição, os ingressos serão vendidos exclusivamente pela plataforma da Ticketmaster Brasil. O Rock in Rio está marcado para os dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro.
“Este espaço vai encantar e emocionar as 700 mil pessoas que estarão na Cidade do Rock durante o Rock in Rio no ano que vem. Para esta, que é uma edição especial para nós, estamos preparando uma experiência nunca antes vista no festival.” afirma Roberto Medina, presidente da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o Rock in Rio e o The Town, empolgado com a nova área. “A Cidade do Rock desde sempre representou o que acreditamos ser um Mundo Melhor: respeito à diversidade, valorização das conexões, grandes emoções coletivas vividas ao vivo, atitude consciente com o meio ambiente e com as pessoas, clima de paz independente das diferenças, celebração e energia positiva em torno da música, arte e cultura. Trazer o Global Village para o Rock in Rio é também uma forma representar o nosso desejo de que toda essa atmosfera de mundo melhor da Cidade do Rock transborde globalmente. É um manifesto pela paz em um local onde o mundo inteiro vai se conectar. Como diz a nossa música, no Global Village estaremos todos em uma só direção e vamos além seguindo o mesmo propósito: a paz.” finaliza Roberto Medina.
Cenografia inovadora, gastronomia e ritmos culturais vão tirar o fôlego dos fãs do festival
O Global Village propõe uma fusão única de culturas e se inspira em arquiteturas icônicas de cada continente, celebrando a riqueza cultural de todo o mundo. Este local não é apenas uma extensão da Cidade do Rock; é um manifesto pela paz e a união será o grande mote, valorizando a diversidade e promovendo a energia positiva que caracteriza o espírito do Rock in Rio.
Edificações famosas e icônicas dos seis continentes foram a inspiração para a criação da cenografia do Global Village. Ana Biavaschi, diretora de Rockreators da Rock World, explorou a essência de cada continente ao conceber a cenografia deste espaço: “Num mundo onde a cultura transborda, nossa equipe se inspirou em monumentos icônicos globais, ricos em representatividade para suas respectivas culturas, para dar vida a este inovador espaço na Cidade do Rock. O Global Village será caracterizado por uma cenografia inovadora, elevando a experiência do festival a novos patamares. Uma atmosfera mágica será cuidadosamente tecida, prometendo encantar todos que percorrerem esse espaço único na Cidade do Rock. As pessoas vão se sentir abraçadas e envolvidas pela cenografia do Global Village”, conclui.
O Global Village vai proporcionar ao público uma experiência cenográfica imersiva: as pessoas vão poder caminhar por suas ruas e vielas, entrar em seus espaços e assistir aos shows e performances variadas, além de apreciar uma rica gastronomia de cada local ali representado. Bares, pubs e restaurantes — entre eles uma loja de doces e chocolates com apresentação de pianista, um pub com shows de jazz e um boteco com roda de samba — estarão no interior de cada casa, proporcionando uma interatividade nunca antes vista no Rock in Rio.
Para que todos possam desfrutar de uma experiência mágica, sofisticada e exclusiva, será necessário fazer um agendamento prévio para entrar e consumir nos bares e restaurantes. Juntos, todos esses elementos — a cenografia, a gastronomia e os ritmos diversos misturados — mostram justamente que as diferenças são ricas e tornam nosso mundo muito melhor. Uma união mais do que bem-vinda.
Embora o projeto ainda esteja em fase de implantação, estima-se que o Global Village ocupará aproximadamente 7.500m² na Cidade do Rock. O palco, com 18,50m de altura e 35m de comprimento, será uma estrutura impressionante, proporcionando uma experiência única para os visitantes.
Angelique Kidjo é a embaixadora e primeira atração confirmada do Global Village
O palco Global Village terá a honra de receber Angelique Kidjo, renomada artista africana e vencedora do GRAMMY Awards de “Melhor Álbum de World Music”. Kidjo atuará não apenas como a primeira atração confirmada, mas também como embaixadora deste espaço que celebra a união, a paz e a convivência pacífica entre todos nós, independente de nossas diferenças.
“Eu acredito que o Global Village será emocionante, no palco ele terá música de todos os lugares do planeta e está dedicado a apenas isso. Para mim, eu vejo como se pessoas de todo mundo estão vindo para o Brasil para encontrar um lar. É isso que essa vila é para mim. Eu sou uma grande crente de que a música é a ponte construtiva da nossa sociedade. Eu não consigo imaginar nenhuma sociedade sem cultura ou sem música. E nós temos ambos à nossa disposição. No contexto que estamos vivendo hoje, onde estamos tão divididos, tão polarizados, a única coisa que eu acredito, do fundo do meu coração, que consegue nos unir e acabar com esse absurdo de ódio, é a música. Não podemos ter inimigos vindo de pessoas do mesmo país, do mesmo planeta. Somos guardiões um do outro. Eu não entendo por que sempre que algo acontece, nós recorremos a violência. Por que não podemos usar nossas habilidades de diálogos? Somos inteligentes o suficiente? Estamos envolvidos o suficiente? Somos humanos o suficiente para resolver nossas diferenças sem brigas. Essa é a questão que tenho para esse mundo. O senso comum é a música. Esse é o propósito do Global Village. É um espaço para oferecer oxigênio, descobertas, discussões, respeito. Nós precisamos disso. Mais do que qualquer coisa”, conta Angelique Kidjo.
Cinco vezes vencedora do Grammy, Angélique Kidjo é uma das maiores artistas da música internacional, com uma força criativa que resultou em quatorze álbuns em seu nome. A Time Magazine a chamou de “primeira diva da África” e a nomeou uma das pessoas mais influentes no mundo em 2021. A BBC, Forbes e o The Guardian destacaram sua importância para o povo do continente africano. Vencedora de diversas premiações, ela já conquistou o Crystal Award 2015, concedido pelo Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, o Prêmio Embaixador da Consciência da Anistia Internacional, de 2016, e o Prêmio Alemão de Sustentabilidade 2018.
Como performer, sua voz marcante, presença de palco e fluência em múltiplas culturas e idiomas conquistaram o respeito de seus colegas e expandiram seus seguidores para além de suas fronteiras. Kidjo poliniza as tradições da África Ocidental de sua infância em Benin com elementos de R&B, funk e jazz americanos, além de influências da Europa e América Latina.
Angelique também advoga em nome das crianças como Embaixadora da UNICEF e da Oxfam Internacional. Ela criou sua própria fundação de caridade, Batonga, dedicada a apoiar a educação de meninas na África.
Ingressos Rock in Rio Card para o público em geral serão vendidos exclusivamente pela Ticketmaster Brasil no dia 7 de dezembro
A venda de ingressos para o Rock in Rio acontecerá exclusivamente online por meio da Ticketmaster Brasil e ela começa com o Rock in Rio Card, ingresso sem data pré-definida que garante seu lugar no festival antes mesmo de todas as atrações anunciadas, no dia 07 de dezembro às 19h. E, assim como para o Rock in Rio 2022 e o The Town 2023, o ingresso será totalmente digital. A organização convoca os fãs a já se cadastrarem na plataforma da Ticketmaster Brasil, visando facilitar o momento da compra do Rock in Rio Card.
E quem quiser garantir um lugar na Cidade do Rock em 2024 precisa se planejar. Na edição de 2022, quando o mundo saía de um longo período de pandemia e ansiava pelo retorno da vida ao vivo, a venda do Card foi encerrada em tempo recorde, em apenas 1h28, quando os 200 mil ingressos disponíveis se esgotaram. Na época, o volume de acessos à plataforma de vendas foi de mais de 1 milhão de usuários únicos simultâneos em mais de um momento e ao final da venda o público na fila estava em mais de 800 mil únicos. Isso significa que se o festival tivesse aberto a venda oficial de ingressos naquela data, teria público para encher quase 3 edições inteiras de Rock in Rio, considerando que a média de vendas por pessoa é de 2 ingressos.
É hoje! Pré-Venda Rock in Rio Club 2024
A pré-venda do Rock in Rio Club 2024, clube de benefícios criado para quem deseja viver a experiência do festival como nenhum outro fã, aproveitando vantagens incríveis e exclusivas, também já tem data para acontecer. A partir de hoje, 30 de novembro, às 19h, até o dia 06 de dezembro, às 19h, os Club Fã e Club Rock Star terão a oportunidade de comprar seus ingressos para a edição comemorativa do Rock in Rio 40 anos antes da venda do Rock in Rio Card. A venda acontecerá exclusivamente por meio da plataforma Ticketmaster Brasil.
Os benefícios do Rock in Rio Club são exclusivos para os associados e incluem pré-venda exclusiva para o Rock in Rio 2024, onde podem adquirir até 2 ingressos por CPF, sendo uma meia-entrada, entrada 30 minutos antes da abertura dos portões, desconto na loja de produtos oficiais, filas preferenciais, prêmios exclusivos, sorteios na Loja Club, credencial exclusiva e muito mais. O Rock in Rio Club da categoria Rock Star ainda garante transporte Primeira Classe, possibilidade de compra da Área VIP, acesso ao Lounge e ao Preview da Cidade do Rock. O Rock in Rio Club 2024, em ambas as categorias Club Fã e Club Rock Star, está esgotado.
Saiba mais sobre os ingressos para o Rock in Rio 2024
Para a edição do Rock in Rio Brasil 2024, o valor do Rock in Rio Card será R$ 755 (inteira) e R$ 377,50 (meia-entrada) e não há cobrança de taxa de serviço. O pagamento pode ser feito por PIX ou cartão de crédito e o valor parcelado em até seis vezes. Clientes que efetuarem o pagamento com os cartões de crédito Itaú, Credicard e Iti têm 15% de desconto na compra de ingressos, por R$ 641,75 (não cumulativos com a meia-entrada) e poderão parcelar sua compra em até oito vezes sem juros.
O limite de compra do público em geral é de até 4 (quatro) ingressos por CPF, sendo uma meia-entrada, com exceção para meia-entrada para pessoas portadoras de necessidade especial, que têm direito a comprar outra meia-entrada também para seu acompanhante. Os clientes que adquirirem ingressos nesta modalidade terão que informar no próprio site todas as informações referentes ao documento que comprove tal condição, para posterior validação, assim como será necessário apresentá-lo no acesso à Cidade do Rock, no dia do evento.
O ingresso de meia-entrada é garantido por lei para estudantes, menores de 21 anos, maiores de 60 anos, deficientes e seu acompanhante, profissionais e professores da rede de ensino do Rio de Janeiro e jovens de baixa renda.
Rock in Rio celebra 40 anos de história com Exposição, Livro e ainda um novo Musical para 2024
No próximo ano, o Rock in Rio vai celebrar quatro décadas de grandes encontros: entre artistas, a Cidade do Rock e seus fãs, entre amigos, famílias, ritmos e gêneros musicais. E para 2024, o público pode começar sua contagem regressiva não apenas para a Cidade do Rock, mas para dias de festa ao longo do ano. A primeira delas acontece na virada do ano, em um dos principais réveillons do mundo, o de Copacabana, quando o Rock in Rio será homenageado nesta grande festa. O público que estiver na praia de Copacabana, ou assistindo pela televisão, poderá acompanhar uma apresentação digna de celebração de 40 anos, com show de drones, apresentação de orquestras e muito mais.
O festival também prepara uma exposição interativa e imersiva contando seus 40 anos, além da publicação de um table book e um novo musical inspirado em toda sua trajetória. Se o Rock in Rio de 2022 ganhou o espetáculo Uirapuru e o The Town abrigou o “The Town, O Musical”, na edição que celebra os 40 anos do festival não será diferente. Uma nova produção Rock in Rio Originals, trará o evento e o Rio de Janeiro como narrativa. Com criação de Roberto Medina, direção musical de Zé Ricardo, roteiro e direção artística de Charles Möeller, este projeto ganhará vida dentro e fora da Cidade do Rock.
Na Cidade do Rock, a organização anuncia novidades para a celebração de 40 anos
No ano da celebração dos 40 anos do Rock in Rio, quem também virá em maior tamanho será o Palco Sunset. Pela primeira vez na história do festival, o palco dos grandes encontros, queridinho do público e da crítica, terá a mesma boca de cena que o gigante Palco Mundo, reforçando toda a sua potência e igualdade.
Já o Palco Mundo, com uma megaestrutura de 104m de frente e 30m de altura, para 2024 receberá novidades na cenografia. Várias surpresas prometem encantar e gerar uma conexão com o público, além de oportunidades de selfies, com um visual dinâmico que trará ainda mais beleza para a Cidade do Rock.
Sobre o Rock in Rio
1984 marca o início das preparações para a primeira edição do evento idealizado por Roberto Medina e que hoje, 40 anos depois, é considerado o maior festival de música e entretenimento do mundo – o Rock in Rio. A história do evento se entrelaça com a do entretenimento no Brasil, sendo responsável por colocar o país na rota dos eventos internacionais, já que pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical dessa magnitude. Em uma área de 250 mil m2, em Jacarepaguá, durante dez dias, 1 milhão e 380 mil pessoas foram iluminadas pela primeira vez e começaram a fazer parte do grande espetáculo. No palco — o maior do mundo na época, com 80m de boca de cena — 15 atrações nacionais e 16 internacionais. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, o festival ganhou o mundo chegando a Lisboa (Portugal), onde é realizado até hoje, passando por Madrid (Espanha) e Las Vegas (USA).
Desde a primeira edição, já gerou 265 mil empregos diretos e indiretos e, apenas na última, em 2022, um impacto econômico de mais de 2 bilhões na cidade do Rio de Janeiro. Também no ano passado, o Rock in Rio foi considerado patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. Pelas Cidades do Rock, desde 1985, já passaram mais de 11.2 milhões de visitantes, que assistiram a 3.816 artistas em 130 dias de magia. Dentre os números gigantes do festival, mais de 64 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais apenas em 2022 e mais de 12 milhões de fãs online.
Gerando impactos positivos nos países onde é realizado e consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. O festival investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros. Apenas na Amazônia, 73 milhões de árvores foram plantadas. A marca foi pioneira em ter a certificação ISO 20121 — Eventos Sustentáveis e, em 2022, começou a trabalhar ambiciosas metas para 2030, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O ano de 2024 será de muitas comemorações para o Rock in Rio. O ano em que tudo começou, 40 anos depois, dá início às celebrações. E a festa brasileira já está marcada: 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, no Parque Olímpico, Rio de Janeiro; e a lisboeta também: 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, no Parque Tejo. Das 22 edições anteriores, nove ocorreram no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2022), nove em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016, 2018 e 2022), três na Espanha (2008, 2010 e 2012) e uma nos Estados Unidos (2015).
Fonte: Approach Comunicação