Com produção de Tue Madsen, “Human Factor”, segundo e novo álbum do Loss, foi lançado nesta sexta, 23 de Agosto

O disco reúne 11 faixas e apesar da sonoridade mais complexa, a pegada orgânica e direta do power trio ainda predomina

A Loss é a afluência da experiência e singularidade características da cena mineira de rock pesado. Natural da capital BH, a banda é capitaneada por Marcelo Loss (vocal e baixo) que foi fundador do grupo Concreto, com o qual gravou sete álbuns, sendo que o último contou com baterias gravadas por Vinny Appice (Black Sabbath, DIO). Também faz parte do line-up da banda o baterista Teddy Bronsk, que também já passou pelo Concreto e foi o fundador da lendária banda Witchhammer, uma das pioneiras do metal nacional na década de 80, com quem gravou quatro álbuns.

 

Por fim, também é integrante da Loss o guitarrista Adriano Avelar que traz no currículo trabalhos ao lado de importantes nomes da música, desde compositores como Marku Ribas e Klinger, a rappers como Xis, Deleve, Thales Dusares e o ex-Planet Hemp, Speed Freaks.

 

A bagagem desse trio de músicos da Loss justifica o som vanguardista que eles vêm fazendo desde seus primeiros trabalhos, o EP “Let’s Go” (2020), o álbum “Storm” (2022) e os diversos singles lançados. Mas é em seu segundo e novo álbum de estúdio, “Human Factor”, que o Loss não só dá manutenção a sua vocação para lançar música boa, como prospecta novas possibilidades criativas.

 

“Em minha opinião, “Human Factor” representa uma clara evolução musical da Loss em relação aos trabalhos anteriores”, declara Marcelo Loss. “As músicas estão melhor elaboradas e os arranjos são mais trabalhados. Certamente são músicas bem mais difíceis de se tocar e cantar do que as do primeiro álbum. Apesar disso, acho que elas continuam soando orgânicas e diretas, que é o tipo de música que curtimos fazer! Não usamos samples, teclados ou outros recursos. Somos um trio, de guitarra, baixo e batera. É isso que os ouvintes encontrarão em nosso álbum!”

“Human Factor” reúne 11 faixas: “Reboot”, “Segredos”, “Hold Me”, “Leaving”, “Material Delight”, “The Storm”, “Right Or Wrong”, “Deus”, “Novena”, “The Mirror” e Human Factor”. O álbum foi gravado e produzido no Analog Dream Studio em Belo Horizonte/MG porém mixado e masterizado no Sheriff at Antfarm Studio em Ebeltoft, Dinamarca, por ninguém menos que o renomado produtor Tue Madsen, famoso por ter trabalhado com Rob Halford, Meshuggah, Behemoth, Sick Of It All, Vader, etc.    

 

“Nesse novo disco voltamos a trabalhar com o renomado Tue Madsen, com quem trabalhamos no nosso EP de estreia. Estamos muito orgulhosos com o resultado final, a sonoridade do disco nos agradou bastante!”, acrescentou Marcelo.

 

“Human Factor” também reserva participações bastante especiais como a do multi-instrumentista Johnny Herno e de Alan Wallace, guitarrista e membro fundador do Eminence.

“Johnny Herno é um multi-instrumentista genial e revolucionário. Foi uma honra a oportunidade de trabalhar com ele na faixa “Novena”, que é uma espécie de intro climática de “The Mirror”.  Além dele, temos a abertura do álbum com a temática “Reboot” que é de autoria do nosso grande amigo Alan Wallace do Eminence”, finalizou Marcelo.

 
 

“Human Factor” será lançado no próximo dia 23 de Agosto em um evento fechado apenas para jornalistas e convidados na lendária loja Woodstock no centro de São Paulo/SP. O disco está sendo lançado em CD físico pela Som do Darma e nesta data também estará disponibilizado para todas as plataformas digitais pela Dymm Music.

 

No dia seguinte, sábado, 24 de Agosto, a partir das 15h, o Loss também fará um show ao vivo e gratuito na Woodstock. No mesmo evento também participa a banda de stoner rock sorocabana, Mosh Pit Rules.

 

A Woodstock Discos fica na Rua Dr. Falcão Filho, 155, próximo ao metro Anhangabaú no Centro de São Paulo/SP.  

 

Mais Informações:  

 

Fonte: Som do Darma