Foto: Angela Ricciardi
Na sexta (18), o trio britânico de alt-rock bôa lança seu novo e triunfante álbum, Whiplash, tão aguardado pelos fãs. Produzido por Chris Zane (Jack Antonoff, Passion Pit, St. Lucia), Whiplash é uma coleção de 13 faixas melodiosas que refletem os altos e baixos pessoais da banda e nossa inquietação cultural coletiva. Ao abordar sentimentos universais de dor, solidão e triunfo, o álbum transcende de imediato qualquer barreira geracional, tornando a sonoridade do bôa sempre atual. O grupo é composto por Jasmine Rodgers (vocal/guitarra), Alex Caird (baixo) e Lee Sullivan (bateria).
Jasmine compartilha: “Desde o primeiro momento na sala de ensaio, estávamos compondo de novo. Al e eu criávamos riffs, e todos nós desenhávamos uma música e acrescentávamos camadas. Durante o processo de composição, eu passei de estar em um relacionamento amoroso para terminar com alguém muito importante para mim. Quando isso acontece, você revisa tudo, se arrepende de tudo e, finalmente, aceita – com sorte, aceitando a si mesmo novamente. Algumas letras falam sobre isso; outras tratam de coisas pelas quais sou apaixonada – como vejo o mundo, como até agora não me encaixo, e como as coisas poderiam ser.”
Desde que a favorita cult de 1998, “Duvet”, ressurgiu no TikTok, a música tem sido trilha sonora de quase 400.000 vídeos e acumulou mais de 688 milhões de streams no Spotify. Esse ressurgimento com uma nova geração de fãs inspirou o bôa a se reunir novamente para compor e gravar novas músicas, com um renovado senso de paixão. Hoje, a banda já ultrapassou 1 bilhão de streams em seu catálogo, enquanto “Duvet” foi oficialmente certificada como Platina na América do Norte.
Eles introduziram Whiplash primeiramente com o nostálgico e expansivo “Walk With Me”, uma música brilhante envolta no otimismo de começar de novo, seguida de “Beautiful & Broken”, repleta de cordas celestiais, detalhando a libertação de encontrar paz em suas falhas. Jasmine comenta: “Algumas das letras vêm de um lugar onde sou uma mulher mestiça em um mundo no qual não me sinto particularmente confortável. Ainda estou sempre revisando e avaliando isso. Trata-se de um momento muito escuro na minha mente, conversando com a escuridão antes de dormir, quando você não consegue dormir e está tentando encontrar conforto.”
Na faixa-título, os novos fãs reconhecerão o calor atemporal que tornou “Duvet” um sucesso duradouro. Com sonoridades cruas lideradas por guitarras que inspiraram a banda no início, “Whiplash” entrega riffs hipnóticos e letras emocionantes, lideradas pelas reflexões de Jasmine sobre coexistir com o bem e o mal e aceitar as pessoas como elas são. Nesse estilo de lirismo introspectivo, “Vienna” é uma delicada reflexão sobre o fim dos relacionamentos, onde a vida de Jasmine e as experiências de quem está ao seu redor moldaram suas observações artísticas. O bôa construiu sua base global de fãs explorando uma nostalgia única em sua composição — marcada, por vezes, pela dor que se dissipa e pela promessa de esperança.
Tracklist
1. Let Me Go
2. Crawling
3. Walk With Me
4. Beautiful & Broken
5. Prelude
6. Frozen
7. Vienna
8. Worry
9. Whiplash
10. Strange Few
11. Seafarer
12. I Don’t Know
13. Shadow
Fonte: ForMusic