Texto: Guilherme Goes
Fotos: Marcos Hermes
Após atrair multidões por todo o Brasil com sua turnê “Got Back” no ano passado, Paul McCartney voltou a encantar os fãs com mais um espetáculo inesquecível. Desta vez, o eterno Beatle se apresentou em Florianópolis e realizou dois shows no Allianz Parque, o mesmo estádio que recebeu sua apresentação anterior na cidade, com um deles esgotado. Representantes do Heavy Metal On Line tiveram o privilégio de conferir o show que aconteceu na quarta-feira, dia 16.
Assim como no ano anterior, o show não contou com uma banda de abertura, tendo um DJ como responsável por aquecer o público que chegava gradualmente, tocando uma seleção de sucessos dos Beatles. Às 20h30 em ponto, exatamente como em 2023, as luzes do estádio se apagaram e uma animação começou a ser exibida, com uma sequência de imagens do acervo pessoal de Paul McCartney, acompanhada por uma torre ascendente que se prolongou por 30 minutos. No entanto, o feedback do público foi semelhante ao da última vez: apesar de interessante no início, a introdução acabou se alongando e perdendo parte de seu encanto com o tempo.
Ao término da exibição, Paul McCartney e sua banda – Rusty Anderson (guitarra), Brian Ray (baixo e guitarra), Abe Laboriel Jr. (bateria) e Paul ‘Wix’ Wickens (teclados) – subiram ao palco de forma discreta, sem cortinas caindo, fogos de artifício ou efeitos de luz. Iniciaram o show com o clássico “Can’t Buy Me Love”, de “A Hard Day’s Night”, levando as 45 mil pessoas presentes no Allianz Parque à euforia. Logo em seguida, Rusty e Brian assumiram o protagonismo com as guitarras de “Junior’s Farm”, trazendo pela primeira vez a atmosfera da carreira solo de Paul com o Wings.
Logo após a abertura, Paul, de forma carismática, saudou a plateia em português e seguiu com “Letting Go”, outra faixa do Wings, que tem uma pegada jazz, destacada pelos trompetes e guitarras suaves. Aqui, houve um momento de interação inteligente, com os músicos da Hot City Horns tocando seus metais diretamente de uma das arquibancadas laterais – algo que surpreendeu os “iniciantes”, mas não os “veteranos”, que já verificaram essa dinâmica do show anterior. De volta ao repertório dos Beatles, “All My Loving” foi uma surpresa, já que havia sido deixada de fora do setlist de 2023. Já “Got to Get You Into My Life” trouxe os primeiros efeitos visuais da noite, com uma animação em estilo cartoon de Paul, John, George e Ringo projetada como pano de fundo.
Paul também visitou sua carreira solo com “Come On to Me”, do álbum “Egypt Station”, uma faixa energética com riffs envolventes e arranjos de teclado que a plateia recebeu com entusiasmo, acompanhando com palmas. Ele então assumiu a guitarra em um bloco com “Let Me Roll It”, “Getting Better” e “Let ‘Em In”, demonstrando sua habilidade e versatilidade no instrumento. A sessão foi encerrada com “My Valentine”, dedicada à sua esposa Nancy Shevell, presente na plateia – repetindo exatamente o que havia dito no ano anterior.
Em seguida, McCartney revisitou os primórdios dos Beatles com “In Spite of All the Danger”, a primeira música que o grupo gravou quando ainda se chamava The Quarrymen. Este momento foi marcado por uma intensa interação com o público, que cantou em uníssono o refrão sob a batuta de Paul. Após a raridade, ele anunciou: “Agora, vou tocar a primeira música que os Beatles gravaram oficialmente”, introduzindo “Love Me Do” e provocando outra onda de entusiasmo. Esse foi um momento especial para os fãs mais dedicados, embora possa ter passado despercebido por aqueles que acompanham apenas os grandes sucessos.
O show seguiu com um mix de diferentes fases da carreira de Paul, incluindo “Dance Tonight”, um de seus maiores sucessos solo, com Abe Laboriel Jr. divertindo o público com sua “dancinha” característica. “Blackbird” e “Here Today” foram executadas com Paul sozinho, elevado por uma plataforma. A grande novidade da turnê de 2024 foi a inclusão de “Now and Then”, o single restaurado com a ajuda de inteligência artificial, considerado a última canção dos Beatles.
Encerrando o setlist principal, Paul apresentou uma sequência de músicas que moldaram a história da música contemporânea: “Ob-La-Di, Ob-La-Da”, “Get Back”, “Let It Be”, “Live and Let Die” e o clássico “Hey Jude”. O público de 45 mil pessoas cantou em coro o icônico refrão “Na-Na-Na”, criando um momento inesquecível de união. Essa parte do show foi marcada por efeitos visuais impressionantes, com fogos de artifício, cenas do documentário “The Beatles: Get Back” e projeções em 3D de constelações e do festival de lanternas do Japão.
Após uma pequena pausa, Paul e sua banda voltaram ao palco atendendo aos clamores do público para o bis. Começaram com “I’ve Got a Feeling”, que incluiu um dueto virtual com a voz de John Lennon. Seguiram com “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Reprise)” e “Helter Skelter”, uma música que Ozzy Osbourne já citou como uma das precursoras do heavy metal. O show finalmente terminou com a sequência épica de “Golden Slumbers”, “Carry That Weight” e “The End”, do clássico álbum “Abbey Road”, encerrando a noite em grande estilo.
Ver um Beatle ao vivo é uma experiência única. O show impressiona tanto novatos, além de seus fãs mais fieis. No entanto, para quem tem uma admiração moderada pela obra de Paul e dos Beatles (como o repórter que vos escreve), a sensação de assistir a apresentação da “Got Back Tour” novamente foi similar à de assistir a um filme pela segunda vez no cinema.
Setlist Can’t Buy Me Love
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Junior’s Farm
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Letting Go
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All My Loving
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Got to Get You Into My Life
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Come On to Me
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Let Me Roll It
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Getting Better
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Let ‘Em In
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My Valentine
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Nineteen Hundred and Eighty-Five
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Maybe I’m Amazed
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I’ve Just Seen a Face
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In Spite of All the Danger
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Love Me Do
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Dance Tonight
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Blackbird
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Here Today
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Now and Then
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Lady Madonna
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Jet
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Being for the Benefit of Mr. Kite!
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Something
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Ob-La-Di, Ob-La-Da
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Band on the Run
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Get Back
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Let It Be
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Live and Let Die
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Hey Jude
Bis:
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I’ve Got a Feeling
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Day Tripper
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Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Reprise)
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Helter Skelter
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Golden Slumbers
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Carry That Weight
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The End