Os italianos do Lacuna Coil, nome referência quando o assunto é Gothic Metal, geraram bastante expectativa ao anunciarem mais uma passagem pelo país, desta vez para divulgar “Sleepless Empire”(25),álbum recém-lançado pela banda.
São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília, respectivamente nesta ordem, foram as capitais contempladas nesta tour. A sequência marcou nada menos que a sétima passagem de Cristina Scabbia e companhia por terras brasileiras. Um bom público compareceu ao Mister Rock, mas não o suficiente para lotar o espaço, talvez por estarmos falando de uma terça-feira. Todavia, quem esteve presente se mostrou empolgado e participou ativamente de toda a apresentação.

Em noite inspirada, Cristina Scabbia conquista fãs mineiros
Richard Meiz (bateria), Marco Coti Zelatti (baixo), Daniele Salomone (guitarra) e a dupla de vocalistas Cristina Scabbia e Andrea Ferro iniciam o show com ‘Layers of Time’ e ‘Reckless’, do disco “Black Anima”, de 2019. Na sequência, já com o público nas mãos, vem a primeira canção do novo disco, estamos falando de ‘Hosting the Shadow’.
Um ponto que chamou a atenção foi a ausência dos tradicionais backdrop’s ou qualquer artefato que trouxesse impacto visual ao palco ou remetesse, por exemplo, ao mais recente disco. A produção para o espetáculo foi simples, com um palco “cru”, digamos assim. Entretanto, isso jamais pode ser levado como um empecilho, afinal, o Lacuna Coil goza de uma musicalidade de alto nível em seus shows e sabe muito bem o que fazer em cima do palco!
Uma performance extremamente precisa, direta e entrosada marcou a transição entre uma faixa e outra. Falando nisto, a banda passeou por diversas fases de sua trajetória e trouxe faixas dos discos “Karmacode” (2006), “Dark Adrenaline” (2012), “Delirium” (2016), “Comalies XX” (2022), além de uma versão de ‘Enjoy the Silence’, clássico do Depeche Mode. Para quem não sabe, o Lacuna Coil também possui esta versão gravada em estúdio, assista ao clipe clicando aqui.

Banda trouxe set diversificado com mais de 20 faixas
Cristina Scabbia e Andrea Ferro fizeram curtas interações com a plateia ao longo do show e aproveitaram para exaltar a energia do público mineiro. A dupla também exala entrosamento e cria ótimas atmosferas com os duetos e variação entre o vocal feminino e masculino, quase sempre guiada por uma performance teatral, no bom sentido da coisa.
Os fãs vibraram e cantaram os principais trechos de clássicos como ‘Heaven’s a Lie’, ‘Entwined’ e ‘Swamped’, esta última que fechou a apresentação, após a execução de um set com mais de vinte canções em mais de 1 hora e meia de show. Se levarmos em conta que estamos falando de uma banda com três décadas de história e que se tornou um grande gigante do estilo pelo mundo, era certo que o Lacuna não ia decepcionar. E, de fato, não decepcionou!
Set list Lacuna Coil
Layers of Time – Black Anima (2019)
Reckless – Black Anima (2019)
Hosting the Shadow – Sleepless Empire (2025)
Tight Rope XX – “Comalies XX” (2022)
Kill the Light – Dark Adrenaline (2012)
Our Truth – Karmacode (2006)
Trip the Darkness – Dark Adrenaline (2012)
Apocalypse – Black Anima (2019)
Now or Never – Black Anima (2019)
In the Mean Time – Sleepless Empire (2025)
Enjoy the Silence – Depeche Mode cover
Entwined XX – “Comalies XX” (2022)
Blood, Tears, Dust – “Delirium” (2016)
Oxygen – Sleepless Empire (2025)
Heaven’s a Lie XX – “Comalies XX” (2022)
I Wish You Were Dead – Sleepless Empire (2025)
Veneficium – Black Anima (2019)
Bis:
Never Dawn – Sleepless Empire (2025)
Gravity – Sleepless Empire (2025)
Swamped XX – “Comalies XX” (2022)
Nothing Stands in Our Way – Broken Crown Halo (2014)
Texto: Reynaldo Trombini
Fotos: Leandro Oliveira










