ExpiatoriA (heavy doom) e Il Segno del Comando (dark prog) têm o orgulho de anunciar o lançamento do álbum split “Voci Notturne” pela Black Widow Records.
O álbum é composto por sete músicas no total (três de ExpiatoriA e quatro de Il Segno del Comando) e centra-se na minissérie televisiva escrita por Pupi Avati, “Voci Notturne”, que foi ao ar em 1995.
“Voci Notturne” será lançado exclusivamente em formato digital no Bandcamp na sexta-feira, 6 de março de 2026, e em formato físico (CD, vinil e vinil de edição limitada) na sexta-feira, 13 de março.
O álbum estará disponível como prévia durante o show das duas bandas em Gênova, no La Claque, no domingo, 8 de março de 2026, onde será executado na íntegra.
A ideia de escrever um conceito e um split para “Voci Notturne” partiu do ex-vocalista do ExpiatoriA, Davide Ciccarelli, também conhecido como Krieg (cuja assinatura aparece em algumas das letras do álbum), uma ideia que foi recebida com entusiasmo e que imediatamente envolveu também o Il Segno del Comando, uma banda intimamente ligada a temas cinematográficos, ocultos e misteriosos.
«Sendo sempre fãs das séries de televisão da Rai dos anos 70 (que nos inspiraram completamente, inclusive na escolha do nome da nossa banda), ficámos agradavelmente surpreendidos com o lançamento de “Voci Notturne” em meados dos anos 90.»
Com o tempo, a filmografia de Pupi Avati tornou-se uma referência para todos aqueles que, como nós, amavam um estilo de cinema tipicamente italiano que corria o risco de ser esquecido, cada vez mais ofuscado pela vasta quantidade de produções inspiradas em Hollywood.
“Aceitamos, portanto, com entusiasmo a proposta dos nossos amigos da ExpiatoriA de dedicar um álbum split a esta página extraordinária da cultura italiana”, declara Il Segno del Comando.
O fato de uma aura de mistério pairar sobre a própria transmissão e a subsequente distribuição da série de TV (ainda não disponível oficialmente em VHS ou DVD, e cuja versão disponível no RaiPlay é uma versão retrabalhada) só aumenta o fascínio desta obra sombria do Maestro Pupi Avati.
Cada banda tentou recriar, da melhor forma possível, a atmosfera misteriosa e sinistra da série de TV, em seu próprio estilo único. A série, que não fez muito sucesso quando foi lançada em 1995, se consolidou ao longo dos anos como uma das séries cult mais importantes do cinema italiano recente.
Além disso, a oportunidade de lançar novas músicas com uma banda que admiramos muito como Il Segno del Comando, quatro anos após nossa estreia com “Shadows”, anos que testemunharam algumas mudanças na formação, intensa atividade de shows e uma guinada para sonoridades mais voltadas ao heavy metal, era uma oportunidade imperdível.
“Traduzir as sensações despertadas por ‘Voci Notturne’ em música, com letras em latim e canções com influência progressiva, foi um desafio maravilhoso e estamos muito satisfeitos com o resultado, que representa perfeitamente nosso estilo atual”, declara ExpiatoriA.
As gravações ocorreram entre 2023 e 2025 com a ajuda de Edoardo Napoli no Evilcation Studios, um período que permitiu à banda desenvolver um álbum coeso e envolvente, tanto musical quanto tematicamente.
Mixagem, masterização e produção de Edoardo Napoli, ExpiatoriA e Il Segno del Comando.
“Voci Notturne” será lançado exclusivamente em formato digital no Bandcamp na sexta-feira, 6 de março de 2026, e fisicamente em CD, vinil e vinil de edição limitada pela Black Widow Records na sexta-feira, 13 de março.
O split será apresentado na íntegra em um concerto no La Claque, em Gênova, no domingo, 8 de março de 2026, onde estará disponível para compra.
ExpiatoriA:
AngeleX – vocais
Massimo Malachina – guitarra
Roberto Lucanato – guitarra
GB Malachina – baixo
Enrico Meloni – bateria
Il Segno del Comando:
Diego Banchero – baixo
Riccardo Morello – vocais
Davide Bruzzi – guitarra e teclados
Roberto Lucanato – guitarra
Beppi Menozzi – teclados
Paolo Serboli – bateria
