Ícones do instrumental e post-rock retornam ao país com show único em São Paulo (17/9)
O selo e produtora Balaclava Records anuncia hoje a vinda ao país da aclamada banda japonesa toe, um dos principais representantes nos gêneros math rock e post-rock. A apresentação única acontece no dia 17 de setembro, quinta-feira, no Cine Joia, em São Paulo. Os ingressos já estão à venda online no site da Ingresse. Para quem deseja comprar sem taxa de conveniência, o Takkø Café é o ponto de venda físico oficial, no bairro Vila Buarque. Confira abaixo os dias e horários de funcionamento do estabelecimento.
Desde sua formação em 2000, o toe sintetizou tudo, desde pop, post-rock e math rock, jazz, R&B e música eletrônica, em um dos sons mais distintos do rock. Seu álbum the book about my idle plot on a vague anxiety (2005) deixou uma marca inconfundível nos mundos fragmentados da música instrumental e experimental, explodindo os princípios do post-rock com composições e performances que canalizam a intensidade do hardcore.
As guitarras acústicas de Yamazaki Hirokazu e elétricas de Mino Takaaki frequentemente se justapõem ao pano de fundo do incomparável sentimento e ritmo evocados pelo baterista Kashikura Takashi, especializado em frases que enganam o ouvinte com batidas inesperadas e suspiros climáticos. O baixista Yamane Satoshi confere profundidade às melodias staccato e exploratórias, unindo-as e dando sentido ao estilo único de Takashi.
O sucessor do álbum de estreia, For Long Tomorrow (2009), foi um divisor de águas que explorou seu DNA pop e jazzístico, além de consolidar comparações com precursores e contemporâneos do pós-rock, como Tortoise. O disco também trouxe uma das músicas mais conhecidas do toe, “グッドバイ / Goodbye”, uma regravação da faixa de 2006 do EP New Sentimentality, desta vez com a participação da cantora pop japonesa Asako Toki.
O disco Hear You, de 2015, foi definido por sua flexibilização do trabalho ritmicamente frenético que o precedeu. A instrumentação discreta expandiu e ampliou os espectros de estilo e gênero. Embora essa experimentação sempre tenha sido prenunciada pelos primeiros EPs da banda, Hear You ainda é contido, uma notável divisão dos trabalhos anteriores da banda.
NOW I SEE THE LIGHT (2024), o quarto álbum do grupo, é uma ponte entre a contenção experimental de seus trabalhos posteriores e o abandono explosivo de sua produção anterior. Desde as faixas de abertura, o toe equilibra passagens sinuosas com repetições meditativas.
Ao longo dos anos, conseguiram variar suas composições incorporando violões, pianos Rhodes e vibraphones. As referências remetem também a grupos do início do emo, como American Football e Mineral, assim como o math rock do Don Caballero e bandas japonesas de sua mesma cena instrumental.

Uma força líder na cena post-rock do Japão, o toe está comemorando seu 25º aniversário.
Serviços:
Balaclava apresenta: toe (Japão) em São Paulo
Data: 17 de setembro de 2026, quinta-feira
Local: Cine Joia
Praça Carlos Gomes, 82 – Liberdade
Horários: Portas 20h / Show 21h
Classificação etária: 16+ / menores de 16 anos acompanhados dos pais ou responsável legal
Ingressos: https://ingresse.com/toe-sp
Ponto de venda físico (sem taxa de conveniência):
Takkø Café
R. Maj. Sertório, 553 – Vila Buarque – São Paulo/SP
Horários: Terça à Sexta, das 8h às 17h / Sáb, dom e feriados, das 9h às 18h.
Saiba mais em @takkocafesp no Instagram
