Dance of Days lança novo álbum nesta sexta (8/12)

Foto: Luringa
Nesta sexta-feira (8/12), chega às plataformas digitais A Nova História, o tão aguardado novo álbum da Dance of Days. A banda, ícone histórico do rock independente nacional, que iniciou sua carreira em 1997, traz consigo também o legado de ter nascido do Personal Choice (1993-1996), a primeira banda a gravar um álbum emo no Brasil.
 
O álbum estará disponível aqui, via STRM, distribuidora capitaneada por Caco Grandino do NX Zero: https://distro.ffm.to/a-nova-historia.
 
Isso, em épocas de revival do emo nacional, já bastaria para tamanha ansiedade em torno desse lançamento. Mas, o fato é que o Dance of Days, com mais de 25 anos de carreira, além de todo esse background nas raízes do hardcore brasileiro, estabeleceu um legado fiel, que aguarda há sete anos um novo álbum da banda – a espera acabou!
 
Desde seu início, a Dance of Days tem sido o diário confessional da vocalista e compositora (e também escritora) Nenê Altro, que compartilha, por suas letras, toda sua jornada de vida. Seus álbuns são como capítulos de uma saga, narrando fases, questionamentos, percepções, aflições, alegrias e angústias. E Nenê, traz consigo o notável dom da palavra, sendo apontada como uma das principais letristas de sua época.
 
Também já bastaria para justificar a enorme expectativa em torno desse trabalho. Porém, A Nova História traz um detalhe muito marcante: é o primeiro álbum composto pela Nenê para a banda desde que assumiu publicamente sua identidade feminina de gênero no final de 2020.
 
Para o público que, por décadas acompanhou e identificou-se com seus desabafos em sua luta contra a depressão, vê-la feliz e renovada por finalmente aceitar-se, aumentou ainda mais as expectativas sobre esse novo disco.
 
“Este álbum, em especial, representa um marco em toda odisseia da dança dos dias.” – disse a vocalista em seu instagram. “O enxergo como o momento de ápice dos primeiros 25 anos de banda e também como o primeiro de um novo arco, liberta e vencedora de todos os pesos e amarras da travessia anterior.” – completa.
 
Álbum sem amarras
O álbum tem várias nuances, exteriorizando uma compositora roqueira liberta de amarras de vertentes. Flerta com o hardcore, pós-punk, oitentismo, britpop, entre outros estilos, sem medo de incluir elementos nunca utilizados na discografia da banda, que sempre optou por uma formação básica, trazendo uma diversidade encantadora de ambiências que conversam com as intenções de cada composição e de arranjos que contam com samplers, percussões e orquestras.
 
“Nesse disco, eu tive a oportunidade, pela primeira vez em toda história da banda, de aplicar toda minha criatividade de forma plena. Sem interferências ou censuras. Compus tudo sozinha. Letra, melodia, guitarra, baixo, bateria e sugestões de arranjos. Gravei a demo e entreguei o álbum mastigadinho e separado por faixas, para que a banda pudesse colocar seus toques e talentos na gravação final.” – explica a vocalista.
 
Novo clipe e participação de Koala
No início de novembro, a banda lançou o videoclipe de A Nova História (assista aqui), faixa que dá nome ao álbum e recebeu centenas de elogios e depoimentos apaixonados de fãs, não apenas do Brasil, que aguardavam com muita ansiedade esse momento.
 
Alguns dias depois, a banda anunciou outro ponto alto do álbum, a participação do vocalista e hit-maker Rodrigo Koala, do Hateen, amigo da Nenê desde os anos 90 em uma de suas faixas principais.
 
“O que vocês estão prestes a receber é o melhor de mim. Tudo o que senti, vivi e atravessei durante estes, que foram os anos mais transformadores de toda minha vida”, conclui Nenê.
Ficha técnica
Dance of Days – A Nova História
Todas as faixas compostas por Nenê Altro entre junho e outubro de 2022
Pré-produzido por Nenê Altro em seu home studio na ilha de Cananéia – São Paulo
Gravado, mixado e masterizado por Victor Fuentes entre outubro e novembro de 2023
Vocais por Nenê Altro
Baixo Dud Hallikainen
Guitarra Eder Ramos
Bateria José Santos
Participação especial de Rodrigo Koala em “Misterioso, Perigoso e Sedutor Demais”
Arte de capa por Rodrigo Ferreirinha
Fotos por Luringa, Ivan Verrengia e Mazzei
Distribuição: STRM Music
 
Fonte: Tedesco Comunicação & Mídia