Em um passeio pelas áreas, saiba o que está por trás do maior festival de música do mundo que chega aos 40 anos em
um parque de entretenimento com 385 mil m2 de pura experiência
Por trás das câmeras e das luzes do palco, o Rock in Rio é uma verdadeira orquestra de pessoas trabalhando em perfeita harmonia. O lema da Rock World, “Sonhar e Fazer Acontecer”, é a força motriz que guia cada decisão e ação, transformando a visão do festival em uma realidade vibrante. Faltando apenas 50 dias para a abertura de portas, a energia na Cidade do Rock é palpável e a expectativa cresce. Neste momento, a área de 385 mil m2 está em plena construção e vem ganhando novos contornos a cada minuto.
A Cidade do Rock já é uma cidade com muitos habitantes, de operários de montagens à profissionais de limpeza e, entre tantas outras áreas relevantes para a construção deste parque de entretenimento: uma equipe robusta do festival — de operações, produção, engenharia, talentos, pluralidade, marketing, artístico, parcerias e jurídico etc — já está instalada na Cidade do Rock cuidando de cada detalhe da edição que celebra os 40 anos do maior festival de música e entretenimento do mundo.
Para esta festa estar à altura das mais de 700 mil pessoas que estarão presentes, o time Rock in Rio está instalado em um espaço na própria Cidade do Rock, o Rock Office, e acompanha diariamente toda a construção. Isso porque, diferentemente de um evento tradicional, o Rock in Rio investe pesado em experiência e, por aqui, a conversa é sobre a “música além da música”, o que exige uma ampla logística e planejamentos antecipados para estas mega montagens, com palcos cenografados, instalação de banheiros na rede de esgoto, construção de vilas de camarins, de áreas de abastecimento para o período do evento e muito mais.
Nos bastidores, a preparação é minuciosa. São cerca de 270 pessoas dedicadas diretamente à organização do festival, além de mais de 500 envolvidos na construção e ajustes da infraestrutura neste momento. Com um time tão grande, a coordenação entre diferentes departamentos é crucial para garantir que as peças do quebra-cabeça se encaixem. Desde a Logística, Acessibilidade e Produção até o Credenciamento e Curadoria Artística, cada aspecto é planejado para garantir que tudo corra perfeitamente.
“São dois anos de trabalho. Cada flor, cada paisagismo, cada cor de parede, é pensada por uma equipe grande focada em levar a magia para todas as pessoas”, conta Ana Biavaschi, diretora de Rockreators da Rock World.
No Rock Office, há diversas salas para acomodar toda a equipe, como o time de POE, responsável pela produção, operação e engenharia. Também há a área de PMO (Project Managment Owner), departamento que tem a visão holística da empresa e que propõe a melhor integração dos times, ou seja, como cada área pode colaborar melhor entre elas, além de identificar, estruturar e otimizar os processos.
Já o time Artístico é responsável por toda a construção criativa dos conteúdos artísticos do festival, além de cuidar de todos os processos necessários para tornar esta magia realidade na Cidade do Rock. Por exemplo, é esta equipe que cuida da curadoria de todos os sete palcos, concepção dos espetáculos, além de realizar a contratação dos artistas e gestão de toda logística de backstage.
A equipe de Marketing é a responsável pelo gerenciamento da Propaganda, Assessoria de Imprensa, Conteúdo, Social Media, UGC (conteúdo gerado pelo usuário), Projetos Editoriais e Embaixadores da Marca, como influenciadores e time interno. “O Rock in Rio está na vida das pessoas há 40 anos, e somos responsáveis por cuidar da plataforma de comunicação desta marca, que é uma das mais amadas do país. Criamos desde as maiores campanhas do festival que transmitem toda a emoção do público e sua relação afetiva com a nossa história até as comunicações que contribuem para a melhor experiência dos fãs no festival”, explica Ana Deccache, diretora de marketing da Rock World.
O departamento de Parcerias é responsável pelo relacionamento entre o Rock in Rio e as marcas parceiras do festival. Este time cuida desde a prospecção, apresentação dos projetos, negociação, até a gestão do relacionamento dessas marcas antes, durante e após o festival. Tudo com o objetivo de garantir que as marcas parceiras também promovam experiências inesquecíveis que vão ficar para sempre na memória dos fãs, dentro e fora da Cidade do Rock.
Essas são algumas das diversas áreas que trabalham na Rock World e trabalham durante todo o ano para colocar de pé o maior festival de música e entretenimento do mundo. “Costumamos dizer que a próxima edição sempre será a melhor, porque trabalhamos com um time experiente, preparado e apaixonado por contar as melhores histórias e promover os melhores momentos para o nosso público”, finaliza Ana Deccache.
Rock in Rio Brasil: Com quatro dias já esgotados, público pode adquirir ingressos somente para três dos sete dias
O Rock in Rio vai acontecer nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, com 700 mil pessoas na Cidade do Rock. Será a celebração de 40 anos do festival que colocou o Brasil na rota da cena musical do mundo, e que, em 2022, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial pela Cidade e Estado do Rio de Janeiro. Já são 22 edições realizadas, mais de 3.800 artistas escalados, mais de 11.2 milhões na plateia e mais de 130 dias de magia desde 1985. E, para 2024, os fãs podem aguardar uma festa especial, com novas experiências e vivências dentro da Cidade do Rock. O público ainda tem a oportunidade única de adquirir ingressos para 15 de setembro, quando se apresenta Avenged Sevenfold, Evanescence e Deep Purple; 19 de setembro, com apresentações de Ed Sheeran, Charlie Puth e Gloria Groov; e ainda 21 de setembro, quando as celebrações do Dia Brasil acontecerão ao longo de 12 horas de festival com grandes nomes do país em encontros inéditos e exclusivos em todos os palcos. A venda acontece exclusivamente na plataforma da Ticketmaster (www.ticketmaster.com.br).
Confira o line-up dos dias ainda disponíveis para a edição que celebra os 40 anos do Rock in Rio, que também conta com artistas que se apresentam em Lisboa
Na programação do primeiro fim de semana, no dia 15 de setembro, se apresentam Avenged Sevenfold, Evanescence, Journey e Os Paralamas do Sucesso no Palco Mundo. No Sunset, Deep Purple, Incubus, Planet Hemp convida Pitty e Barão Vermelho. No Global Village, Anees, Terra Celta e Larissa Luz. No Espaço Favela, o MC Poze do Rodo, MC Hariel e Ster. No NDO, Artbat, Mila Journèe, Binary e Ruback.
No fim de semana seguinte, Ed Sheeran é o headliner do dia 19 e no Palco Mundo também se apresentam Charlie Puth, Joss Stone e Jão. Nesse mesmo dia, Gloria Groove sobe ao palco Sunset como headliner da noite, que também conta com apresentações de Ferrugem convida Gilsons, Filipe Ret convida Caio Luccas e Pedro Sampaio. Xande de Pilares é o embaixador e principal atração do Espaço Favela, que também recebe Fundo de Quintal e Vinny Santa Fé. Na Global Village, Noa Kirel, Bixiga 70 e Sambaiana. No New Dance Order, Wade, Victor Lou, Gabe e Illusionize.
Já no chamado Dia Brasil, 21 de setembro, no Palco Mundo, acontecem os shows de Capital Inicial, Detonautas, NX Zero, Pitty, Rogério Flausino, Toni Garrido, Ana Castela, Chitãozinho & Xororó, Junior Lima, Luan Santana, Simone Mendes, Orquestra Heliópolis, BaianaSystem, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Majur, Ney Matogrosso, Margareth Menezes, MC Cabelinho, Kayblack, Matuê, Orochi, Filipe Ret, MC Ryan SP e Veigh. O Palco Sunset contará com apresentações de Duda Beat, Gloria Groove, Ivete Sangalo, Jão, Ludmilla, Lulu Santos, Luísa Sonza, Alcione, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Maria Rita, Xande de Pilares, Zeca Pagodinho, Criolo, Rael, D2, Djonga, Karol Conká, Rincon Sapiência e Xamã. Enquanto isso, o Global Village recebe Bossacucanova com participação de Cris Delanno, Leila Pinheiro, Roberto Menescal, Wanda Sá, Banda Black Rio, Claudio Zoli, Hyldon, Leo Gandelman, Jonathan Ferr, Antônio Adolfo e Joabe Reis, além de Gang do Eletro e Suraras do Tapajós. No Espaço Favela acontecem shows de MC Don Juan, MC Hariel, MC IG, MC Livinho, MC Dricka, MC Ph, Nathan Amaral, Orquestra Jovem Da Sinfônica Brasileira, Buchecha, Funk Orquestra, MC Carol, Tati Quebra Barraco, Cidinho e Doca e Kevin o Chris, Nathan Amaram e OSB, Kaê Guajájara, DJ Totonete e grupo Dance Maré. Por fim, o New Dance Order recebe os DJs Mochakk, Beltran X Classmatic, Eli Iwasa X Ratier e Maz X Antdot.
Saiba mais sobre os ingressos para o Rock in Rio 2024
Para a edição do Rock in Rio Brasil 2024, o valor do ingresso é de R$ 795 (inteira) e R$ 397,50 (meia-entrada) e não há cobrança de taxa de serviço. O pagamento pode ser feito por PIX ou cartão de crédito e o valor parcelado em até seis vezes. Clientes que efetuarem o pagamento com os cartões de crédito Itaú, Credicard e Iti têm 15% de desconto na compra de ingressos, por R$ 675,75 (não cumulativos com a meia-entrada) e poderão parcelar sua compra em até oito vezes sem juros.
O limite de compra do público em geral é de até 4 (quatro) ingressos por CPF, sendo uma meia-entrada, com exceção para meia-entrada para pessoas portadoras de necessidade especial, que têm direito a comprar outra meia-entrada também para seu acompanhante. Os clientes que adquirirem ingressos nesta modalidade terão que informar no próprio site todas as informações referentes ao documento que comprove tal condição, para posterior validação, assim como será necessário apresentá-lo no acesso à Cidade do Rock, no dia do evento.
O ingresso de meia-entrada é garantido por lei para estudantes, menores de 21 anos, maiores de 60 anos, deficientes e seu acompanhante, profissionais e professores da rede de ensino do Rio de Janeiro e jovens de baixa renda.
Sobre o Rock in Rio
1984 marca o início das preparações para a primeira edição do evento idealizado por Roberto Medina e que hoje, 40 anos depois, é considerado o maior festival de música e entretenimento do mundo – o Rock in Rio. A história do evento se entrelaça com a do entretenimento no Brasil, sendo responsável por colocar o país na rota dos eventos internacionais, já que pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical dessa magnitude. Em uma área de 250 mil m2, em Jacarepaguá, durante dez dias, 1 milhão e 380 mil pessoas foram iluminadas pela primeira vez e começaram a fazer parte do grande espetáculo. No palco — o maior do mundo na época, com 80m de boca de cena — 15 atrações nacionais e 16 internacionais. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, o festival ganhou o mundo chegando a Lisboa (Portugal), onde é realizado até hoje, passando por Madrid (Espanha) e Las Vegas (USA).
Desde a primeira edição, já gerou 265 mil empregos diretos e indiretos e, apenas na última, em 2022, um impacto econômico de mais de 2 bilhões na cidade do Rio de Janeiro. Também no ano passado, o Rock in Rio foi considerado patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. Pelas Cidades do Rock, desde 1985, já passaram mais de 11.2 milhões de visitantes, que assistiram a 3.816 artistas em 130 dias de magia. Dentre os números gigantes do festival, mais de 64 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais apenas em 2022 e mais de 12 milhões de fãs online.
Gerando impactos positivos nos países onde é realizado e consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. O festival investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros. Apenas na Amazônia, 73 milhões de árvores foram plantadas. A marca foi pioneira em ter a certificação ISO 20121 — Eventos Sustentáveis e, em 2022, começou a trabalhar ambiciosas metas para 2030, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O ano de 2024 será de muitas comemorações para o Rock in Rio. O ano em que tudo começou, 40 anos depois, dá início às celebrações. E a festa brasileira já está marcada: 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, no Parque Olímpico, Rio de Janeiro; e a lisboeta também: 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, no Parque Tejo. Das 23 edições anteriores, nove ocorreram no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2022), dez em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016, 2018, 2022 e 2024), três na Espanha (2008, 2010 e 2012) e uma nos Estados Unidos (2015).
Fonte: Approach Comunicação