O Angra – um dos principais nomes do metal nacional – ganhou os holofotes nas últimas semanas pelo Brasil. Pelo primeira vez o grupo apostou em tour com formato acústico, contando com produção de alto nível, orquestra, quarteto de cordas e, ainda, participações especiais!
A empreitada em terras brasileiras contou com apresentações em quatro metrópoles, sendo elas Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, respectivamente nesta ordem.
Faixas de diversas fases ganharam nova roupagem com formato acústico!
Muita curiosidade se formou logo após a divulgação desta tour, já que não é novidade para ninguém o quanto os músicos do Angra gostam de quebrar barreiras e se aventurarem pelas diversas nuances que a música pode proporcionar.
E para causar uma experiência, digamos completa, a banda não poupou esforços ao apostar em uma robusta produção visual e sonora. Não terminou por aí, já que foi anunciado que ninguém menos que Kiko Loureiro faria participações em todos os shows pelo Brasil.
Como era de se esperar Rafael Bittencourt e seus colegas de banda empilharam uma coleção de hit’s clássicos como ‘Nova Era’, ‘Make Believe’, ‘Gentle Change’, que vieram na primeira parte do evento. Um show acústico tem lá seus charmes e com o Angra não foi diferente: público sentado, palco decorado com velas (artificiais!) e com meia luz, além dos próprios músicos posicionados de forma diferente dos shows que estamos acostumados!
Vanessa Moreno ganhou aplausos do público após performance
em ‘Wuthering Heights’!
Canções da fase Lione também foram lembradas, caso de ‘The Bottom of My Soul’ e ‘Here in the Now’, que veio para anunciar a primeira participação da noite. Trata-se da cantora Vanessa Moreno, figura em ascensão no MPB e que tem suas raízes fincadas também no Rock. A vocalista é dona de um carisma singular e teve o ponto alto da noite na bela performance em ‘Wuthering Heights’, canção original de Kate Bush e que possui registro de estúdio com Andre Matos, no disco “Angels Cry” (94).
Vanessa Moreno tem como um dos pontos altos de sua carreira a participação no festival paulistano The Town, em sua edição de 2023, se apresentando no mesmo dia do Foo Fighters. A cantora também se vangloria de sua discografia já colecionando sete discos de estúdio, além participação no próprio clipe de ‘Here in the Now’, do disco “Circles of Pain” (23), do Angra – clique para assistir.
Kiko Loureiro se reúne com Angra após quase uma década distante!
Se tudo já corria muito bem, imagine o clima da casa logo que se deu o anúncio de Kiko Loureiro, um dos principais membros da formação original do Angra. Após sua entrada e saída do Megadeth se foram longos 9 anos até este encontro histórico no palco.
O músico deu uma pausa em sua turnê solo, que roda os quatro cantos do Brasil, para executar com sua técnica habitual a trinca ‘Holy Land’, ‘Late Redemption’ e ‘Rebirth’, todas acompanhadas à risca pelo público. O ‘bis’ não poderia ter sido diferente e veio com a imortal ‘Carry On’, um dos grandes clássicos de toda a história da banda.
Imaginar o quanto o Angra é capaz de apresentar trabalhos de alto nível é chover no molhado e, desta feita, em um show acústico toda a escrita histórica se manteve. O público mineiro esteve diante de músicos consagrados, donos de trajetórias vitoriosas e que estão longes de decepcionar.
Quando menos se espera vem o Angra e proporciona mais um capítulo vitorioso em uma jornada cada vez mais primorosa! Qual deve ser o próximo ato?
Set Angra:
Nova Era
Make Believe
Storm of Emotions
Gentle Change
The Bottom of my Soul
SIlence and Distance
Reaching Horizons
Here in the Now (Vanessa Moreno)
Wuthering Heights (Vanessa Moreno)
Tears of Blood (Vanessa Moreno)
No Pain for the Dead
Holy Land (Kiko Loureiro)
Late Redemption (Kiko Loureiro)
Rebirth (Kiko Loureiro)
Bleeding Heart
Carry On
Texto: Reynaldo Trombini (@rtrombini)
Fotos: Leandro Oliveira (@leandro.oliveira.foto)