Rock in Rio 2024: Estandes das marcas e opções variadas de gastronomia são destaques na Cidade do Rock

Público vai participar de mais de 130 ativações de 85 marcas parceiras e recarregar as energias nos 860 pontos de alimentação, incluindo os bares dos empreendedores Sebrae no Espaço Favela, os pratos exclusivos da Chef Heaven Delhaye no

Gourmet Square, além do PUB e do boteco no Global Village 

A edição de 40 anos do Rock in Rio, além de contar com mais de 750 atrações nos palcos da Cidade do Rock, também vai trazer diversas opções de entretenimento para o público aproveitar ao máximo as 500 horas de experiência do festival. Com mais de 85 marcas parcerias, neste ano o Rock in Rio vai contar com mais de 40 estandes, que vão proporcionar mais de 130 ativações para os fãs. O público vai poder participar de diversas experiências interativas e imersivas, além de receber brindes e produtos exclusivos dos parceiros. Durante os sete dias de festival, os fãs também terão à disposição diversas opções gastronômicas, incluindo alternativas para veganos e vegetarianos, com mais de 860 pontos de alimentação e bebida espalhados pelo gramado, além de mais de 175 bebedouros com água portável – vale lembrar que será permitida a entrada no festival com garrafas plásticas de até 500ml contendo água. Desde fast-food até pratos elaborados, como os oferecidos pelos empreendedores do Sebrae Rio no Espaço Favela, as criações da Chef Heaven Delhaye no Gourmet Square, e as delícias do PUB e boteco no Global Village, cada detalhe foi pensado para garantir uma experiência inesquecível. 

 

Em breve, a localização e o detalhamento de todos esses espaços estarão disponíveis no aplicativo oficial do Rock in Rio. Pela plataforma, disponível nos sistemas operacionais IOS e Android, já é possível conferir os horários das apresentações de cada palco, além de saber mais sobre os brinquedos e experiências do festival. Uma outra função permite que o público organize um cronograma de shows e, por meio de uma contagem regressiva para cada atração e ativando as notificações do app, os fãs não perderão nem um minuto dos shows programados em suas agendas. Também será por meio do aplicativo que o agendamento dos brinquedos será feito de forma inovadora, que usará a geolocalização do usuário para liberar os horários de agendamento de brinquedos quando o fã estiver dentro da Cidade do Rock, sem necessidade de ficar em fila para garantir seu lugar. Outra funcionalidade inédita vai adiantar ainda mais a vida dos fãs. Quem for ao festival neste ano poderá se antecipar e escolher o que comer e beber antes mesmo de chegar ao local, melhorando ainda mais a sua experiência gastronômica. Serão 29 opções, entre combos e produtos individuais, da Heineken®, Coca-Cola, Red Bull, Schweppes Mixed e Bob’s. 

 

Marcas dão um show à parte na Cidade do Rock 

Na edição de 40 anos do Rock in Rio, as marcas parceiras do festival vão fazer um show à parte, transformando a Cidade do Rock em um espaço repleto de experiências e ativações inovadoras. Com mais de 130 ativações e 40 stands de marcas, o investimento das marcas na edição deste ano alcança os R$ 500 milhões, contribuindo para um impacto econômico total de R$ 797 milhões, segundo a FGV. 

 

Como patrocinador master, o Itaú se destaca com a apresentação do inédito “Dia Brasil”, que celebra a cultura nacional de maneira impactante e alinhada à estratégia do festival. Outros grandes patrocinadores também marcarão presença de forma intensa. Marcas como Heineken, Ipiranga, Doritos, Prudential, TIM, C&A, Volkswagen, Coca-Cola, Natura, Seara e Kit Kat, entre outras, irão surpreender com ativações que vão desde espaços exclusivos até colaborações criativas. 

 

Espalhadas pela Cidade do Rock, as ativações das marcas incluirão distribuição de brindes e produtos exclusivos, espaços dedicados à música ao vivo, diversos cenários dedicados à criação de conteúdos para redes sociais, jogos interativos, além de serviços de bem-estar como massagens e retoques de maquiagem. Com foco em inovação e tecnologia, o festival também contará com atividades imersivas, como karaokês com hologramas, desafios personalizados. 

 

Empreendedores do Sebrae são destaques na gastronomia do Espaço Favela 

Desde sua estreia em 2019, o Espaço Favela tem conquistado o coração do público a cada ano que passa. Este ano, em comemoração aos 40 anos de história do maior festival de música e entretenimento do mundo, artistas consagrados e nascidos de diversas favelas e subúrbios farão grandes shows neste local. Nesta edição especial, o Sebrae Rio vai levar 18 empreendedores de alimentação fora do lar de comunidades ao Rock in Rio. Os selecionados receberam um conjunto de capacitações com o objetivo de fortalecer a gestão, desenvolver características empreendedoras e se prepararem para acessar o mercado de grandes eventos. Os petiscos produzidos por esses donos de pequenos negócios estarão disponíveis no Espaço Favela ao longo dos sete dias do festival. 

  

Os representantes selecionados trarão opções criativas para o público do Rock in Rio degustar. Os restaurantes selecionados das comunidades cariocas são o Tô com Fome, Pizzaria Cidade, Pittas´s Delícia Gourmet, Amalia Lanches, Familia Mão na Massa, Chan Pastel de Feira, Panitas, Brutal Burger, Colonial Santanna, Delícias da Márcia, ECCOA/Favela in, Loucos por Porco, Empadas do Rodrigo e Taberna do Ogro. Entre os pratos, o público terá opções como: bolinho de feijoada, calzone de calabresa, croquete de aipim com carne moída, mini pastel de queijo, torta cremosa de frango, enroladinho de salsicha e outras delícias. 

  

O Espaço Favela transformou a Cidade do Rock ao exaltar artistas consagrados e expoentes que nasceram nas favelas e nos subúrbios do Rio de Janeiro, independente de seus gêneros musicais. Entre as novidades desta edição, TZ da Coronel e Borges foi anunciado como headliner do dia 13 de setembro, data de abertura do festival. O line-up ainda conta com nomes como Dennis, no dia 14; Mc Poze do Rodo, no dia 15; Xande de Pilares, no dia 19; Pocah, no dia 20; Livinho – no para sempre funk – no dia 21 e Belo, no dia 22, encerrando as apresentações no Palco Favela do festival.  

 

Rock in Rio, Instituto HEINEKEN, Favela Filmes e CUFA lançam projeto de capacitação audiovisual para jovens das favelas do Rio de Janeiro: o valor arrecadado com a venda de Heineken 0.0 ao longo dos sete dias do Rock in Rio será destinado ao projeto Cri.Ativos da Favela 

Após o sucesso da edição piloto do projeto Cri.Ativos da Favela, projeto lançado em 2023, em São Paulo, no âmbito do The Town e que visa transformar a vida de jovens por meio da formação na área do audiovisual, o Instituto HEINEKEN em parceria com a marca Heineken®, o Rock in Rio, Favela Filmes e a Central Única das Favelas (CUFA) anuncia a ampliação do programa para a cidade do Rio de Janeiro. 

 

Dessa vez, na edição que celebra os 40 anos do maior festival de música e entretenimento mundo, o projeto irá impactar diretamente 120 jovens, o dobro da edição de estreia, oriundos das favelas cariocas. 

 

Rock in Rio terá esquema de mobilidade para garantir mais conforto e agilidade aos fãs  

Para facilitar a ida e o retorno do público durante os dias de festival, o MetrôRio funcionará com esquema especial. A estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, terminal de integração com o Serviço Especial BRT Rock in Rio, ficará aberta 24 horas para embarque. As demais estações do sistema funcionarão em seu horário normal para embarque e, durante a madrugada, seguirão abertas, mas somente para desembarque. O MetrôRio recomenda a compra antecipada dos bilhetes da concessionária, que custa R$ 7,50 por trecho.  

  

Neste ano, o Rock in Rio facilitará ainda mais a vida dos fãs com o lançamento do Serviço BRT “Expresso Rock in Rio”, que amplia as opções de transporte para quem quer aproveitar o festival ao máximo. Utilizando a faixa exclusiva do BRT, o serviço oferecerá viagens diretas e expressas para o Terminal Centro Olímpico. As partidas serão dos terminais Jardim Oceânico e Alvorada, sem paradas ao longo do trajeto, e do terminal Paulo da Portela, com paradas nas estações Praça Seca, Tanque e Taquara, garantindo uma chegada rápida e tranquila ao festival, tanto na ida quanto na volta. 

  

Para utilizar o serviço BRT “Expresso Rock in Rio”, os fãs terão à disposição duas formas de aquisição de bilhetes: por meio do Rio Card, que segue o sistema tradicional de aquisição de cartões em máquinas de autoatendimento, ou pelo “Jáé”, o novo sistema de bilhetagem da Prefeitura que permite a compra de passagens diretamente pelo site e aplicativo, facilitando ainda mais o acesso ao transporte. No site oficial do festival, os fãs também vão encontrar os links para realizar as compras das passagens. A tarifa para o serviço do BRT “Expresso Rock in Rio” custa R$ 23 (ida e volta) e estará em operação das 11h até as 5h do dia seguinte, atendendo à demanda do público em todos os horários do evento. 

    

Já bastante conhecido pelo público do Rock in Rio, o Primeira Classe é a opção mais confortável e prática, além de ser a única que deixa os clientes em uma entrada exclusiva dentro da Cidade do Rock, perto do palco New Dance Order. Com 16 pontos de embarque em toda a cidade do Rio de Janeiro e outros 22 espalhados por 20 municípios entre Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, os passageiros serão transportados em ônibus executivos — equipados com cadeiras de transbordo, garantindo acessibilidade — que realizam o percurso sem paradas, garantindo uma viagem tranquila. Os interessados em garantir seus lugares já podem acessar o site e adquirir sua passagem, com valores que variam de R$ 160 a R$ 600, dependendo do ponto de embarque. A venda inclui passagens de ida e volta e os pagamentos podem ser realizados exclusivamente por PIX ou cartões de crédito. O Primeira Classe opera a partir de um dos maiores terminais rodoviários já montados para um festival de música e entretenimento, garantindo uma experiência completa para todos os participantes. 

  

Rock in Rio Brasil: Com quatro dias já esgotados, público pode adquirir ingressos somente para três dos sete dias  

O Rock in Rio vai acontecer nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, com 700 mil pessoas na Cidade do Rock. Será a celebração de 40 anos do festival que colocou o Brasil na rota da cena musical do mundo, e que, em 2022, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial pela Cidade e Estado do Rio de Janeiro. Já são 23 edições realizadas, mais de 3.800 artistas escalados, mais de 11.5 milhões na plateia e mais de 134 dias de magia desde 1985. E, para 2024, os fãs podem aguardar uma festa especial, com novas experiências e vivências dentro da Cidade do Rock. O público ainda tem a oportunidade única de adquirir ingressos para 15 de setembro, quando se apresenta Avenged Sevenfold, Evanescence e Deep Purple; 19 de setembro, com apresentações de Ed Sheeran, Charlie Puth e Gloria Groove; e ainda 21 de setembro, quando as celebrações do Dia Brasil acontecerão ao longo de 12 horas de festival com grandes nomes do país em encontros inéditos e exclusivos em todos os palcos. A venda acontece exclusivamente na plataforma da Ticketmaster. 

  

Confira o line-up dos dias ainda disponíveis para a edição que celebra os 40 anos do Rock in Rio 

Na programação do primeiro fim de semana, no dia 15 de setembro, se apresentam Avenged Sevenfold, Evanescence, Journey e Os Paralamas do Sucesso no Palco Mundo. No Sunset, Deep Purple, Incubus, Planet Hemp convida Pitty e Barão Vermelho. No Global Village, Anees, Terra Celta e Larissa Luz. No Espaço Favela, o MC Poze do Rodo, MC Hariel e Ster. No NDO, Artbat, Mila Journèe, Binary e Ruback. No Supernova, tocam Dead Fish, Crypta, Black Pantera, The Mönic convida Eskrota. No NDO, Artbat, Mila Journèe, Binary e Ruback. 

  

No fim de semana seguinte, Ed Sheeran é o headliner do dia 19 e no Palco Mundo também se apresentam Charlie Puth, Joss Stone e Jão. Nesse mesmo dia, Gloria Groove sobe ao palco Sunset como headliner da noite, que também conta com apresentações de Will Smith, Ferrugem convida Gilsons, Filipe Ret convida Caio Luccas e Pedro Sampaio. Xande de Pilares é o embaixador e principal atração do Espaço Favela, que também recebe Fundo de Quintal e Vinny Santa Fé. Na Global Village, Noa Kirel, Bixiga 70 e Sambaiana. No New Dance Order, Wade, Victor Lou, Gabe e Illusionize. No Espaço Favela, Pocah, Mc Dricka e Brisa Flow. No Supernova, performam Lil Whind convida Omni Black e Rapadura, WC No Beat convida Gabzin, Felp 22 e MC Th, Aka Rasta e Young Piva. No NDO: Wade, Victor Lou, Gabe e Illusionize.  

  

Já no chamado Dia Brasil, 21 de setembro, no Palco Mundo, acontecem os shows de Capital Inicial, Detonautas, NX Zero, Pitty, Rogério Flausino, Toni Garrido, Ana Castela, Chitãozinho & Xororó, Junior Lima, Luan Santana, Simone Mendes, Orquestra Heliópolis, BaianaSystem, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Majur, Ney Matogrosso, Margareth Menezes, MC Cabelinho, Kayblack, Matuê, Orochi, Filipe Ret, MC Ryan SP e Veigh. O Palco Sunset contará com apresentações de Duda Beat, Gloria Groove, Ivete Sangalo, Jão, Lulu Santos, Luísa Sonza, Alcione, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Maria Rita, Xande de Pilares, Zeca Pagodinho, Criolo, Rael, D2, Djonga, Karol Conká, Rincon Sapiência e Xamã. Enquanto isso, o Global Village recebe Bossacucanova com participação de Cris Delanno, Leila Pinheiro, Roberto Menescal, Wanda Sá, Banda Black Rio, Claudio Zoli, Hyldon, Leo Gandelman, Jonathan Ferr, Antônio Adolfo e Joabe Reis, além de Gang do Eletro e Suraras do Tapajós. No Espaço Favela acontecem shows de MC Don Juan, MC Hariel, MC IG, MC Livinho, MC Dricka, MC Ph, Nathan Amaral, Orquestra Jovem Da Sinfônica Brasileira, Buchecha, Funk Orquestra, MC Carol, Tati Quebra Barraco, Cidinho e Doca e Kevin o Chris, Nathan Amaram e OSB, Kaê Guajájara, DJ Totonete e grupo Dance Maré. Por fim, o New Dance Order recebe os DJs Mochakk, Beltran X Classmatic, Eli Iwasa X Ratier e Maz X Antdot. No Supernova, tocam Jean Tassy, Vanguart, Autoramas e Chico Chico.  

  

Saiba mais sobre os ingressos para o Rock in Rio 2024   

Para a edição do Rock in Rio Brasil 2024, o valor do ingresso é de R$ 795 (inteira) e R$ 397,50 (meia-entrada) e não há cobrança de taxa de serviço. O pagamento pode ser feito por PIX ou cartão de crédito e o valor parcelado em até seis vezes. Clientes que efetuarem o pagamento com os cartões de crédito Itaú, Credicard e Iti têm 15% de desconto na compra de ingressos, por R$ 675,75 (não cumulativos com a meia-entrada) e poderão parcelar sua compra em até oito vezes sem juros.  

  

O limite de compra do público em geral é de até 4 (quatro) ingressos por CPF, sendo uma meia-entrada, com exceção para meia-entrada para pessoas portadoras de necessidade especial, que têm direito a comprar outra meia-entrada também para seu acompanhante. Os clientes que adquirirem ingressos nesta modalidade terão que informar no próprio site todas as informações referentes ao documento que comprove tal condição, para posterior validação, assim como será necessário apresentá-lo no acesso à Cidade do Rock, no dia do evento.  

  

O ingresso de meia-entrada é garantido por lei para estudantes, menores de 21 anos, maiores de 60 anos, deficientes e seu acompanhante, profissionais e professores da rede de ensino do Rio de Janeiro e jovens de baixa renda.    

  

Para que o público tenha o acesso ao ingresso digital, todos que garantiram presença em um ou mais dias do festival deverão ficar de olho no e-mail cadastrado. Será via endereço eletrônico que os fãs receberão todas as instruções, como ativação, transferência etc. A partir do recebimento, o cliente deverá seguir o passo a passo para ativar o seu ingresso digital – o “Quentro” é compatível com os aparelhos Android e iOS. A plataforma conta com um alto nível de segurança, sendo anticópia, rastreável e compatível com a maioria dos smartphones disponíveis no mercado. Ao baixá-lo, o ingresso já vem salvo com o nome de quem vai acessar o festival.    

  

Sobre o Rock in Rio      

1984 marca o início das preparações para a primeira edição do evento idealizado por Roberto Medina e que hoje, 40 anos depois, é considerado o maior festival de música e entretenimento do mundo – o Rock in Rio. A história do evento se entrelaça com a do entretenimento no Brasil, sendo responsável por colocar o país na rota dos eventos internacionais, já que pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical dessa magnitude. Em uma área de 250 mil m2, em Jacarepaguá, durante dez dias, 1 milhão e 380 mil pessoas foram iluminadas pela primeira vez e começaram a fazer parte do grande espetáculo. No palco — o maior do mundo na época, com 80m de boca de cena — 15 atrações nacionais e 16 internacionais. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, o festival ganhou o mundo chegando a Lisboa (Portugal), onde é realizado até hoje, passando por Madrid (Espanha) e Las Vegas (USA).      

    

Desde a primeira edição, já gerou mais de 265 mil empregos diretos e indiretos e, apenas na última, em 2022, um impacto econômico de mais de 2 bilhões na cidade do Rio de Janeiro. Também na edição passada, o Rock in Rio foi considerado patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. Pelas Cidades do Rock, desde 1985, já passaram mais de 11.5 milhões de visitantes, que assistiram a mais de 3.816 artistas em 134 dias de magia. Dentre os números gigantes do festival, mais de 64 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais apenas em 2022 e mais de 12 milhões de fãs online.      

    

Gerando impactos positivos nos países onde é realizado e consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. O festival investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 118 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros. Apenas na Amazônia, mais de 4 milhões de árvores foram plantadas. A marca foi pioneira em ter a certificação ISO 20121 — Eventos Sustentáveis, é neutra em carbono desde 2006 e, em 2022, começou a trabalhar ambiciosas metas para 2030, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

    

O ano de 2024 será de muitas comemorações para o Rock in Rio. O ano em que tudo começou, 40 anos depois, dá início às celebrações. E a festa brasileira já está marcada: 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, no Parque Olímpico, Rio de Janeiro; e a lisboeta também: 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, no Parque Tejo. Das 23 edições anteriores, nove ocorreram no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2022), dez em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016, 2018, 2022 e 2024), três na Espanha (2008, 2010 e 2012) e uma nos Estados Unidos (2015).      

 

Fonte: Approach Comunicação