Capital Inicial celebra a história do Acústico MTV e anuncia turnê de 25 anos

Por: Maria Correia – @maria_correiamnp

Fotos: Carlos Pupo – @pupo13_photo / Headbangers News

“21 de março de 2000, São Paulo Teatro Mars. Há quase 25 anos Capital Inicial subia nesse palco para gravar o seu álbum mais conhecido, influente e aclamado e, que transformaria a história da banda, ‘O Capital Inicial Acústico MTV’. Um dos acústicos mais bem sucedidos da história da MTV Brasil” – essa foi a fala da ex-Vj da MTV Sabrina Parlatore que assim como em 2000 anunciava a banda, fez a abertura de um evento intimista que aconteceu nesta terça, 12 de novembro no Teatro Mars em São Paulo.

 

Seguindo, Sabrina aponta para uma geração mais nova presente no local e que não tenha vivido intensamente a MTV Brasil naquela época, onde a internet engatinhava e o principal canal de jovens no Brasil era a MTV. Era lá onde eles se informavam sobre música, acompanhava lançamentos de videoclipes nacionais e internacionais. Uma época de ouro em que MTV revolucionou a indústria fonográfica brasileira, onde muita gente lembra da MTV com muito carinho e saudade.

 

Diante de um público restrito e ao lado de convidados especiais como Kiko Zambianchi e o produtor Marcelo Sussekind, que fizeram parte do projeto original, Dinho Outro Preto e banda revisitou o passado ao se apresentar no Teatro Mars, em um clima nostálgico e emocionante.

 

“Um marco como esse na história do Capital tem que ser celebrado! Por isso, vamos levar para 25 locais esse show com a formação quase original de 25 anos atrás. Vai ser lindo reviver esse momento que foi a virada de chave para a banda e os fãs. Estamos muito felizes em poder tocar nossos grandes sucessos em sua versão acústica’, afirma Dinho Ouro Preto.

 

Setlist Pocket Show

  1. Natasha

  2. Tudo que Vai

  3. Primeiros Erros

  4. Independência

  5. Música Urbana

  6. O Mundo

    Bis

  7. Fogo

  8. Todas as Noites

     9. O Passageiro

Consagração da banda por meio do Acústico

A banda havia se reunido um pouco antes, em 1998, cinco anos após a saída de Dinho Ouro Preto. A retomada da banda tinha pretensões bastante modestas: a ideia era fazer apenas alguns shows para celebrar a sua história e o legado do rock de Brasília. Portanto, veio o convite para um disco de inéditas em Nashville e na sequência chega o segundo convite, também inesperado, para gravar o Acústico MTV

 

A banda se dá conta da visibilidade e dos desafios do projeto e passa quase dois meses ensaiando de manhã e à tarde no Teatro Mars. Para a produção musical, é convidado Marcelo Sussekind, um velho amigo e produtor de álbuns anteriores do Capital. Para acompanhá-los na gravação, do começo ao fim, é convidado outro grande amigo, o Kiko Zambianchi; e para uma participação especial, dessa vez uma amiga de escola do Dinho, a Zélia Duncan

 

Um ano inteiro após seu lançamento, o Capital se vê entre os maiores nomes da música brasileira. Passa a ver a sonoridade do disco copiada. E não só no rock, em outros gêneros também, como na música sertaneja. A partir daí, o disco rapidamente alcança um milhão de discos vendidos. Ele é pirateado de norte a sul e mesmo assim as vendas não param. Recebe todos os prêmios que havia no país.

 

Comemoração de 25 Anos

Em 2025, o Capital comemora os 25 anos da gravação do seu álbum mais conhecido, influente e aclamado, o Capital Inicial Acústico MTV.  A banda vai fazer 25 shows, com quase a mesma formação da gravação original. Vai também lançar um EP de músicas inéditas para acompanhar a turnê.

 

Os shows terão produção musical de Marcelo Sussekind, cenografia do Zé Carratu, Studio Curva e MangoLab,  e design de luzes de Césio Lima. Vai ser uma comemoração à altura de sua dimensão. O Capital Inicial espera encontrar todos os fãs para reviver toda a emoção desse disco em alguma dessas datas.

 

CONFIRA AS CIDADES QUE VÃO RECEBER OS 25 SHOWS:

MARÇO:

15/03 – São José dos Campos // S

21/03 – Uberlândia // MG

22/03 – Ribeirão Preto // SP

29/03 – Campinas // SP

 

ABRIL

05/04 – Belo Horizonte // MG – Arena Hall

12/04 – Porto Alegre // RS – Araújo Vianna

26/04 – Brasília / DF – Arena BRB

30/04 – João Pessoa // PB

 

MAIO:

03/05 – Natal // RN

10/05 – Recife // PE – Classic Hall

17/05 – Belém // PA24/05 – Salvador // BA – Concha Acústica

31/05 – Rio de Janeiro // RJ – Qualistage 

 

JUNHO:

06/06 – Joinville // S

07/06 – São José (Florianópolis) // SC – Arena Opus

14/06 – Curitiba // PR – Jockey

21/06 – Campo Grande // MS

27/06 – Maringá // PR

28/06 – Londrina // PR

 

JULHO:

04/07 – Juiz de Fora // MG

05/07 – Piracicaba // SP

25/07 – Goiânia // GO

 

SETEMBRO:

27/09 – Patos de Minas // MG

 

OUTUBRO:

25/10 – Vitória // ES – Álvares Cabral      

                     

NOVEMBRO:

15/11 – São Paulo // SP – Espaço Unimed 

 
 

Galeria do Pocket show