Dirkschneider celebra 40 anos de trabalho icônico para o Heavy Metal no Carioca Club

Texto: Guilherme Goes 

Fotos: Jéssica Marinho – @jessicamarinhophoto

Sem dúvidas, a popularidade do Accept é gigantesca em São Paulo. Em 2023, o lendário grupo alemão de heavy/speed metal se apresentou no festival Summer Breeze, e mobilizou uma das maiores audiências do Palco Sun. Posteriormente, muitos fãs criticaram a organização do evento por não ter escalado o conjunto para um dos palcos principais. Já em maio deste ano, a banda realizou uma breve turnê pelo Brasil, com apresentações em Santo André e dois shows na capital paulista, sendo um deles com ingressos esgotados.

 

Na última segunda-feira (11), foi a vez de U.D.O., ex-vocalista do Accept, retornar ao Brasil para um show especial no Carioca Club. A apresentação comemorou os 40 anos do aclamado álbum Balls To The Wall, por meio do projeto Dirkschneider. Essa iniciativa, conduzida pelo músico junto com os membros de sua banda solo, é dedicada exclusivamente ao repertório de sua antiga banda, sendo um trabalho paralelo à sua carreira principal.

 

Embora o show não tenha atingido a lotação máxima, o público presente foi expressivo, especialmente considerando que aconteceu em plena segunda-feira, um dia útil. Além disso, a concorrência era grande: a mesma semana estava repleta de apresentações de peso na cena metal e rock, com nomes como Satyricon, Katatonia, Enslaved, e até o esperado retorno de Linkin Park. Geralmente, os eventos de rock em São Paulo costumam atrair um público de faixa etária variada. No entanto, desta vez, predominavam fãs mais velhos, muitos acima dos 50 anos. Curiosamente, foi possível perceber que uma parte do público veio direto do trabalho, trajando camisetas polo e roupas sociais – um visual pouco habitual para um show de metal, mas que trouxe uma peculiaridade interessante ao ambiente.

 

Com pontualidade exemplar, às 20h30, os alto-falantes começaram a tocar “Living After Midnight” (Judas Priest). Logo em seguida, U.D.O. entrou em cena ao lado de Andrey Smirnov (guitarra), Fabian “Dee” Dammers (guitarra), Peter Baltes (baixo, também ex-integrante do Accept) e Sven Dirkschneider (bateria, filho de U.D.O). O show teve início com um pontapé certeiro: “Fast as a Shark”, um dos principais singles do álbum “Restless and Wild”. Aqui, destaque para a divisão nos vocais, com participações de U.D.O., do baixista e dos guitarristas, criando uma dinâmica interessante. Em seguida, “Up to the Limit” trouxe um solo impecável, coordenado com maestria por Fabian e Andrey.

 

Após a introdução animada, o grande astro da noite saudou os fãs e brincou ao dizer que tocaria uma música geralmente apresentada perto da meia-noite. Assim, como esperado, a banda emendou “Midnight Mover”. Nesse momento, Fabian e Andrey assumiram os backing vocals no refrão. Logo depois, a sequência seguiu com “Living for Tonite”, ambas alimentadas por riffs eletrizantes que mantiveram o público em êxtase.

Mesmo após duas faixas energéticas, o duo de guitarras não deu trégua e emendou “Princess of the Dawn”. Sob outra base de guitarra hipnotizante, a banda liderou uma onda de palmas que tomou conta do ambiente. U.D.O., mostrando toda sua experiência em mais de 50 anos dedicados ao heavy metal, comandou um coro empolgante de “ôôô”, que foi correspondido com entusiasmo pelos fãs. O Carioca Club, neste momento, parecia um grande estádio, com a atmosfera carregada de pura devoção ao heavy metal. Encerrando o bloco regular, ainda vieram “Flash Rockin’ Man” e “Metal Heart” – nesta última, Andrey inovou e emendou as notas “Für Elise” (Beethoven) em seu solo de guitarra.

 

Após a seleção de sucessos de diferentes trabalhos do Accept, chegou o momento mais aguardado da noite: a celebração dos 40 anos de Balls to the Wall, com o disco sendo executado na íntegra. Como esperado, a segunda parte do set abriu com a faixa-título, levando o público ao delírio ao cantar o refrão a plenos pulmões. A sequência manteve o ritmo elevado com “London Leatherboys” e “Fight It Back”. Embora fosse perceptível um leve cansaço na voz de U.D.O. neste início, ele ainda impressionou pela potência e controle, considerando seus 72 anos e o fato de já ter comandado mais de uma hora de show.

 

Entre os destaques deste bloco, vale mencionar “Head Over Heels”, onde as linhas de baixo energéticas incitaram um coro animado da plateia; “Losing More Than You’ve Ever Had”, uma raridade que nunca havia sido tocada ao vivo antes desta turnê; “Love Child”, que permitiu a Sven Dirkschneider mostrar seu talento em viradas rápidas e precisas; e “Turn Me On”, cuja pegada pesada e riffs próximos ao groove metal evidenciaram a influência de Balls to the Wall em gerações posteriores na cena heavy metal.

 

Apesar de sua longa carreira e das várias apresentações no Brasil — com destaque para o “período pós-pandemia”, na qual realizou shows por aqui ao menos 1 vez por ano — U.D.O. continua relevante e em plena forma. Sua voz permanece potente e cheia de vitalidade, enquanto sua banda de apoio demonstra uma competência que não deixa nada a desejar, empolgando tanto quanto o Accept original. Lotar uma das principais casas de shows de São Paulo em uma segunda-feira, durante uma semana com forte concorrência de eventos, é uma façanha reservada apenas para as grandes lendas do rock. U.D.O. mostrou que, sem dúvida, é uma delas.

 

Setlist

Fast as a SharkUp to the Limit

Midnight Mover

Breaker

Living for Tonite

Princess of the Dawn

Flash Rockin’ Man

Metal Heart

  “Balls to the Wall” Set

Balls to the Wall

London Leatherboys

Fight It Back

Head Over Heels

Losing More Than You’ve Ever Had

Love ChildTurn Me On

Losers and Winners

Guardian of the Night

Winterdreams

Bis:

Burning