Faltam dois dias para o ano da edição “40 anos e para sempre” do Rock in Rio

Post feito por Clinger Carlos
Compartilhe este conteudo

No Réveillon da Praia de Copacabana e na Yup Star, a Roda-Gigante do Rio, festival é destaque com homenagens e celebrações aos seus 40 anos de história

O Rock in Rio está a dois dias de iniciar um ano que será histórico. Na contagem regressiva para um mágico 2024, o maior festival de música e entretenimento do mundo vai receber uma homenagem da Prefeitura do Rio no Réveillon, que promete emocionar as três milhões de pessoas que estarão na Praia de Copacabana. Poucos minutos antes da virada de Ano Novo, o céu da orla será cenário de um espetáculo visual inédito, estrelado por 400 drones. Entre as imagens deslumbrantes que serão formadas, destaca-se a guitarra ícone do festival, além de mensagens luminosas de feliz Ano Novo. Em sincronia com os dispositivos voadores, a Nova Orquestra realizará uma apresentação ao vivo junto com o coral de formação inédita, CarioCanto, trazendo uma trilha sonora emblemática composta por Zé Ricardo, Vice-Presidente Artístico da Rock World. Um medley de canções que marcaram o festival – incluindo a música-tema do Rock in Rio – vai convocar o público a cantar junto os músicos, como se fosse um grande karaokê com milhões de vozes em uma só direção. Para aquecer os fãs para esta grande festa, a partir de hoje, 30, até o dia 02 de janeiro, sempre às 19h, a Yup Star, a Roda-Gigante do Rio – um dos principais pontos turísticos da cidade –, vai projetar textos que homenageiam a edição de 40 anos do festival e que celebram a chegada de 2024. 

 

“2024 será mais do que especial. Começaremos o ano de celebração dos 40 anos do Rock in Rio com o pé direito, nessa grande festa global que é o Réveillon da Praia de Copacabana. A homenagem que vamos receber da Prefeitura no Ano Novo é a melhor forma de começar um ano que promete ser histórico com as realizações do musical, exposição, lançamento de livro, entre outras novidades que estão por vir. O show de drones junto com a Nova Orquestra e o coral CarioCanto será a cereja do bolo nesta grande festa, proporcionando um momento único que vai emocionar todos os presentes. Ainda teremos a Yup Star toda vestida de Rock in Rio a partir de hoje à noite. Será emblemático! Estamos felizes em celebrar a chegada de 2024 em lugares que são a cara do festival e, principalmente, motivos de orgulho do carioca.” afirma Luis Justo, CEO da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o Rock in Rio e o The Town. 

 

Na programação da virada do ano no palco que ficará em frente ao hotel Copacabana Palace, na altura do Posto 2 de Copacabana, o show dos drones junto com a Nova Orquestra e o coral CarioCanto está previsto para começar às 23h45. Serão 400 aeronaves não tripuladas que vão proporcionar o maior espetáculo desse estilo já realizado na Praia de Copacabana – o primeiro no Réveillon. A Nova Orquestra virá composta por cerca de 50 músicos sob a regência da Maestrina Ludhymila Bruzzi, e vai proporcionar dois momentos únicos na virada. O primeiro será em sincronia com o espetáculo de drones, em que o grupo tocará junto com o coral CarioCanto, que contará com 10 vozes durante o repertório. Zé Ricardo, Vice-Presidente da Rock World, é o responsável pela criação da trilha sonora inédita dessa apresentação, que fará uma mistura de canções que se conectam ao Rock in Rio, além da música-tema do festival. Em seguida, ao longo dos 12 minutos de queima de fogos, os músicos apresentam um mix da música de concerto com canções populares, conhecidas do grande público. Essa é a primeira orquestra 100% pop do Brasil e já se apresentou nas edições do Rock in Rio de 2019 e 2022, este último, diariamente com o espetáculo musical “Uirapuru”. 

 

Mais cedo, a partir das 18h30, acontecem no Palco apresentações de Luísa Sonza, Gloria Groove e Ludmilla, todas confirmadas para a edição do ano que vem do Rock in Rio. Além das cantoras, o festival também já anunciou para a edição de 2024 os artistas Ed Sheeran, Imagine Dragons, NE-YO, Joss Stone, Angelique Kidjo, Ivete Sangalo, Lulu Santos, Jão e Os Paralamas do Sucesso. Aqueles que desejam garantir um lugar nesta edição que será histórica, terão a oportunidade de adquirirem os ingressos na venda geral realizada no dia 11 de abril, às 19h, exclusivamente no site da Ticketmaster. E quem quiser garantir um lugar na Cidade do Rock em 2024 precisa se planejar, já que neste ano, o Rock in Rio Card, que equivale a um ingresso de gramado, sem data pré-definida e é válido para um dia do evento, esgotou em 2h04. 

 

A virada do ano, nos dez palcos espalhados pela cidade do Rio de Janeiro, é promovida pela Prefeitura do Rio, por meio da Riotur. Além dos órgãos públicos, o Réveillon de Copacabana também conta com a produção da agência SRCOM. 

 

Yup Star, a Roda-gigante do Rio, festeja a edição de 40 anos do Rock in Rio 

Com 88 metros de altura, a Yup Star, a Roda-gigante do Rio, localizada no Porto Maravilha, também preparou uma homenagem inédita ao festival. Um dos principais cartões postais da cidade vai se vestir de Rock in Rio a partir de hoje, às 19h. O público que passar pelo local até 02 de janeiro, poderá acompanhar algumas mensagens especiais que celebram a chegada do novo ano e a edição comemorativa dos 40 anos do maior festival de música e entretenimento do mundo. 

 

Rock in Rio celebra 40 anos de história com Exposição, Livro e ainda um novo Musical para 2024  

No próximo ano, o Rock in Rio vai celebrar quatro décadas de grandes encontros: entre artistas, a Cidade do Rock e seus fãs, entre amigos, famílias, ritmos e gêneros musicais. E para 2024, o público pode começar sua contagem regressiva não apenas para a Cidade do Rock, mas para dias de festa ao longo do ano. A primeira delas acontece na virada do ano, em um dos principais réveillons do mundo, o de Copacabana, quando o Rock in Rio será homenageado pela Prefeitura do Rio nesta grande festa. O público que estiver na praia de Copacabana, ou assistindo pela televisão, poderá acompanhar uma apresentação digna de celebração de 40 anos, com show de drones, apresentação de orquestras e muito mais.   

  

O festival também prepara uma exposição interativa e imersiva contando seus 40 anos, além da publicação de um table book e um novo musical inspirado em toda sua trajetória. Se o Rock in Rio de 2022 ganhou o espetáculo Uirapuru e o The Town abrigou o “The Town, O Musical”, na edição que celebra os 40 anos do festival não será diferente. Uma nova produção Rock in Rio Originals, trará o evento e o Rio de Janeiro como narrativa. Com criação de Roberto Medina, direção musical de Zé Ricardo, roteiro e direção artística de Charles Möeller, este projeto ganhará vida dentro e fora da Cidade do Rock.   

 

Na Cidade do Rock, a organização anuncia novidades para a celebração de 40 anos 

No ano da celebração dos 40 anos do Rock in Rio, quem também virá em maior tamanho será o Palco Sunset. Pela primeira vez na história do festival, o palco dos grandes encontros, queridinho do público e da crítica, terá a mesma boca de cena que o gigante Palco Mundo, reforçando toda a sua potência e igualdade.  

  

Já o Palco Mundo, com uma megaestrutura de 104m de frente e 30m de altura, para 2024 receberá novidades na cenografia. Várias surpresas prometem encantar e gerar uma conexão com o público, além de oportunidades de selfies, com um visual dinâmico que trará ainda mais beleza para a Cidade do Rock.  

  

A Cidade do Rock também contará com uma nova área, que vai surpreender o público: o Global Village. Este novo espaço de entretenimento é uma expressão tangível do compromisso contínuo do festival com a paz e por um mundo melhor, ressaltando a diversidade, a música global e a multiplicidade cultural. A nova área, que deve ocupar 7.500 m2 da Cidade do Rock, vai proporcionar uma experiência imersiva totalmente inédita no festival, contando com uma robusta cenografia inspirada em ícones arquitetônicos de todo o mundo — onde as pessoas poderão andar por uma longa via, entrar em lojas e experimentar as riquezas gastronômicas de diversos países.  

 

Sobre o Rock in Rio 

1984 marca o início das preparações para a primeira edição do evento idealizado por Roberto Medina e que hoje, 40 anos depois, é considerado o maior festival de música e entretenimento do mundo – o Rock in Rio. A história do evento se entrelaça com a do entretenimento no Brasil, sendo responsável por colocar o país na rota dos eventos internacionais, já que pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical dessa magnitude. Em uma área de 250 mil m2, em Jacarepaguá, durante dez dias, 1 milhão e 380 mil pessoas foram iluminadas pela primeira vez e começaram a fazer parte do grande espetáculo. No palco — o maior do mundo na época, com 80m de boca de cena — 15 atrações nacionais e 16 internacionais. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, o festival ganhou o mundo chegando a Lisboa (Portugal), onde é realizado até hoje, passando por Madrid (Espanha) e Las Vegas (USA). 

 

Desde a primeira edição, já gerou 265 mil empregos diretos e indiretos e, apenas na última, em 2022, um impacto econômico de mais de 2 bilhões na cidade do Rio de Janeiro. Também no ano passado, o Rock in Rio foi considerado patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. Pelas Cidades do Rock, desde 1985, já passaram mais de 11.2 milhões de visitantes, que assistiram a 3.816 artistas em 130 dias de magia. Dentre os números gigantes do festival, mais de 64 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais apenas em 2022 e mais de 12 milhões de fãs online.  

 

Gerando impactos positivos nos países onde é realizado e consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. O festival investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros. Apenas na Amazônia, 73 milhões de árvores foram plantadas. A marca foi pioneira em ter a certificação ISO 20121 — Eventos Sustentáveis e, em 2022, começou a trabalhar ambiciosas metas para 2030, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  

 

O ano de 2024 será de muitas comemorações para o Rock in Rio. O ano em que tudo começou, 40 anos depois, dá início às celebrações. E a festa brasileira já está marcada: 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, no Parque Olímpico, Rio de Janeiro; e a lisboeta também: 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, no Parque Tejo. Das 22 edições anteriores, nove ocorreram no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2022), nove em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016, 2018 e 2022), três na Espanha (2008, 2010 e 2012) e uma nos Estados Unidos (2015). 

 

Fonte: Approach Comunicação

COGUMELO RECORDS – 30 ANOS

O METAL RESGATANDO A NOSSA HISTÓRIA

O MAL QUE NOS FAZ !

Back to Top