Angra: Livro lançado pela UFPR analisa letras de álbuns da banda

Post feito por Clinger Carlos
Compartilhe este conteudo

Fotos: Marcos Hermes

Obra literária integra trilogia de livros; material aborda os três primeiros discos lançados pelo grupo, nos anos 1990

Uma novidade muito especial foi compartilhada pelo Angra em suas redes sociais. A Universidade Federal do Paraná está lançando uma série de três livros sobre a parte escrita e literária dos três primeiros discos do Angra, dissecando as letras das músicas e o estilo de escrita. O nome da obra é O Peso do Metal – Por uma Tempestade Barroca, do Victor André Pinheiro Cantuário.

 

Confira mais detalhes na postagem feita pelo Angra:

 

“Ao longo da década de 1990, a banda brasileira de power metal Angra lançou os épicos discos Angels Cry (1993), Holy Land (1996) e Fireworks (1998). O primeiro álbum é considerado pela crítica especializada como a maior obra do maestro e então vocalista Andre Matos (morto em 2019), sendo um marco na história do heavy metal nacional”, diz o anúncio oficial do livro.

“A qualidade musical e técnica desses trabalhos é inquestionável. O que este livro propõe é o exame minucioso da característica literária deles, que extrai do movimento artístico Barroco a energia criativa das composições em seus aspectos líricos e estéticos.⁠ Esta obra se constitui, portanto, como uma rica e capilarizada fonte de informações científicas sobre a história de quase meio século da música pesada, cuidadosamente pensada com o ouvido, a filosofia e a literatura do autor”.

 

O Angra segue em turnê mundial divulgando o mais recente álbum, Cycles of Pain. A concorrida agenda prevê inúmeras apresentações no Brasil, e, além disso, tem show especial agendados nos festivais ProgPower USA e Summer Breeze Brasil. O grupo recém concluiu uma turnê pela Europa.

 

O décimo álbum de estúdio do Angra, Cycles of Pain, vem sendo aclamado por público e crítica como um dos grandes momentos da carreira de mais de três décadas do grupo. O trabalho traz participações especiais de artistas renomados como Amanda Somerville, Lenine, Vanessa Moreno e Juliana D’Agostini, e foi produzido, mixado e masterizado por Dennis Ward (que trabalhou nos clássicos Rebirth e Temple of Shadows).

 

Aclamado desde os anos 1990 como um dos grandes nomes do metal brasileiro com alcance mundial, o Angra, empresariado pela Top Link Music, atualmente conta com os guitarristas Rafael Bittencourt e Marcelo Barbosa, o baixista Felipe Andreoli, o vocalista Fabio Lione e o baterista Bruno Valverde.

 

Para mais informações sobre o livro, confira @editoraufpr.

 

Angra – @angraofficial

 

Top Link Music – @toplinkmusic

 

Fonte: Top Link Music

COGUMELO RECORDS – 30 ANOS

O METAL RESGATANDO A NOSSA HISTÓRIA

O MAL QUE NOS FAZ !

Back to Top