Clipe dirigido por Caio Cobra alterna imagens antigas do músico e cenas do show da banda no RockFest, em Santa Bárbara d’Oeste
O VIPER lançou nesta sexta-feira (20/12) o clipe oficial da faixa “Timeless”, que batiza o álbum mais recente da banda. Com direção de Caio Cobra, que já havia trabalhado com a banda em “Under the Sun”, “Freedom of Speech” e “The Android”, o clipe foi gravado no show que a banda fez no RockFest, em Santa Bárbara d’Oeste, interior de São Paulo. A música foi composta pelo guitarrista e fundador do VIPER, Felipe Machado, e está disponível no canal do Wikimetal no Youtube.
Além das imagens da apresentação realizada em 23 de agosto, o vídeo traz imagens antigas de Pit Passarell, baixista, ex-vocalista e principal compositor da banda, que faleceu em 27 de setembro de 2024. O show registrado no clipe foi o penúltimo de Pit: ele passou mal uma semana depois e não se recuperou.
O clipe já estava previsto, mas apresentaria um conceito diferente: mostraria fotos de fãs da banda em diferentes fases da vida. Dezenas de fãs enviaram imagens, que estão armazenadas para um projeto futuro. A mudança foi feita para que o clipe fosse um tributo à vida e carreira de Pit Passarell.
“A ideia era homenagear os fãs que nos acompanham há tanto tempo, mas com a morte do Pit era impossível a gente não fazer essa homenagem”, afirma o guitarrista Felipe Machado.
“O clipe capta a energia do VIPER e homenageia a vida do Pit, eternizando o tempo e a carreira deste gênio e grande amigo”, afirma o baterista Guilherme Martin.
“O clipe conseguiu passar toda a essência da banda em uma linda homenagem ao nosso irmão Pit Passarell”, afirma o vocalista Leandro Caçoilo.
“Mais um grande videoclipe feito pelo Caio Cobra. Tenho certeza de que o tributo ao Pit vai emocionar a todos”, afirma o guitarrista Kiko Shred.
“Um clipe que mostra toda a energia que emana dos shows do VIPER. E com um toque especial, ao ter inserida imagens ‘Timeless’ do eterno Pit. Emocionante”, afirma o baixista Daniel Matos.
“Sempre disse que uma das minhas maiores honras foi dirigir clipes para uma das bandas da minha vida. Achava que o clipe de ‘Timeless’, gravado ao vivo, seria apenas mais um trabalho em uma sequência de projetos incríveis. Mas o imponderável aconteceu: ele se tornou o último registro de Pit Passarell no palco. Pit foi, é, e sempre será um ídolo para mim. Autor de músicas que, desde os meus 15 anos, me consertaram quando eu estava quebrado, ele deixou um legado imensurável. Sou eternamente grato por sua música e por ter tido a oportunidade de eternizar sua genialidade nesse clipe improvável. Espero que esteja à altura de tudo o que ele representou. Pit Passarell é Timeless”, afirma o diretor Caio Cobra.
O clipe traz a formação do VIPER que também gravou o novo disco: Leandro Caçoilo (vocais), Felipe Machado e Kiko Shred (guitarras), Pit Passarell (baixo e vocais) e Guilherme Martin (bateria). O álbum ‘Timeless’ foi produzido por Mauricio Cersosimo, que já trabalhou com artistas como Paul McCartney e Avril Lavigne, e co-produzido por Val Santos.
Em 2025, o VIPER vai comemorar 40 anos e estará em turnê pelo Brasil – além do material novo, os shows também contarão com o repertório de músicas clássicas da banda, que incluem “Living for the Night”, “Rebel Maniac” e “To Live Again”, entre outras.
VIPER
Formado em 1985, o VIPER é um dos pioneiros do rock pesado no Brasil. Foi a primeira banda brasileira de heavy metal a fazer um grande sucesso no Japão. No início dos anos 1990, chegaram a liderar as paradas de sucesso à frente de grandes nomes mundiais como Nirvana e Van Halen. Com álbuns como “Soldiers of Sunrise”, “Theatre of Fate” e “Evolution”, o VIPER gravou e fez turnês pela Europa, EUA e América do Sul. Durante a turnê no Japão, gravou o álbum ao vivo “Maniacs in Japan – VIPER Live”. Lançou ainda “Coma Rage”, gravado em Los Angeles, e “All My Life”. Foram destaque em grandes festivais mundiais, como Rock in Rio e Monsters of Rock, além de terem dividido o palco em shows de abertura para bandas como Metallica, Kiss, Black Sabbath e Motorhead, entre outras. Em 2025, ano em que a banda comemora 40 anos, o VIPER se apresenta em 3 de maio no festival Bangers Open Air, em São Paulo.
Fonte: ForMUsic