“Tucandeira”, novo single da Solymon, banda de metal da Amazônia

Música é inspirada no ritual da Tribo Sateré-Mawé, etnia indígena que vive na região do médio rio Amazonas, e que usa a formiga Tucandeira, a mais perigo do mundo,

para iniciação de meninos

Crédito Foto: Gláucio Rodrigues

A região norte tem se destacado como um dos principais centros de heavy metal no Brasil. Além de sua relevância histórica, há muito que de lá estão surgindo algumas das bandas mais expressivas do metal contemporâneo, sem contar os grandes festivais e eventos que acontecem regularmente na região.

Capitaneada pela vocalista Mônica Paz, da banda Solymon, natural de Manaus, na Amazônia, é, certamente, uma das mais interessantes que você vai conhecer.

Formada em 2023, além de Mônica, a Solymon reúne alguns dos músicos mais experientes da cena amazonense e faz um trabalho bastante particular ao propor o encontro do heavy metal com a riqueza histórica e mitológica da região norte, trazendo à tona lendas, povos e a grandiosidade da floresta em suas composições.

Em seu mais recente single, por exemplo, intitulado “Tucandeira”, a Solymon aborda, na letra, em português, o ritual da Tucandeira que é uma tradição praticada por algumas tribos indígenas da Amazônia, como os Sateré-Mawé, para marcar a passagem de meninos da aldeia para a vida adulta. Nesse rito de passagem, luvas feitas de folhas são fechadas com formigas tucandeiras (ou tocandiras), conhecidas por suas dolorosas picadas. Os jovens devem usar essas luvas, apoiando a dor sem demonstrar fraqueza. O ritual simboliza coragem, resistência e preparação para os desafios da vida adulta além da conexão com a cultura ancestral e a força espiritual da comunidade.

A Solymon lançou recentemente um vídeo de “Tucandeira”, confira:

Além de “Tucandeira”, a Solymon também lançou recentemente outros dois singles, “Ferrovia do Diabo” – que aborda a verdadeira história da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré a partir de 1870 e que envolve diversas aventuras, empreendimentos, traições, prejuízos financeiros e, principalmente, o drama dos homens vindos de diversas partes do mundo e falecidos nas selvas da Amazônia -, e também “Edith” que é baseada na lenda da feiticeira do século XVI, antes do descobrimento da Amazônia.

Ouça os singles de Solymon nas plataformas digitais:

Spotify: https://bit.ly/4l0QN8d

Deezer: https://bit.ly/4iQF9eA

Apple Music: https://bit.ly/4ignCMQ

Youtube: https://bit.ly/442u5GG

Entre outras novidades, a Solymon já anunciou o lançamento de mais um single intitulado “Amazonas” e a composição de seu primeiro álbum.

Mais Informações:

www.instagram.com/solymonband

www.facebook.com/solymonband

www.youtube.com/@SolymonBand

Fonte: Som do Darma