A banda Mawiza lança videoclipe de “Ngulutu”

A banda Mawiza acaba de lançar um novo vídeo para uma das músicas mais ferozes e combativas de seu mais recente álbum, ÜL. Em perfeita sintonia com as forças do groove metal, “Ngulutu” (A Tempestade Ocidental) declara guerra à decadência urbana que se alastra

Mawiza conquistou o mundo no ano passado. A Metal Hammer os nomeou a banda de metal revelação mais importante de 2025. Os guerreiros mapuches estão reforçando ainda mais o apelo do metal indígena em 2026. Recentemente, eles visitaram o Silver Chord Studio de Joe Duplantier, vocalista do Gojira , e se apresentaram para uma plateia lotada em Santiago antes de dividirem o palco com Mr. Bungle e Avenged Sevenfold.

Depois de conquistarem o mundo no ano passado com seu novo álbum ÜL, o Mawiza está reforçando ainda mais o apelo do metal indígena em 2026. Os guerreiros mapuches modernos visitaram o Silver Chord Studio de Joe Duplantier, vocalista do Gojira, e se apresentaram para uma plateia lotada em Santiago antes de dividirem o palco com Mr. Bungle e Avenged Sevenfold.

“[…]eles usam a música pesada como um megafone para gritar sobre o orgulho que sentem por seus costumes e seu ódio ao colonialismo”, escreveu a Metal Hammer ao nomear Mawiza como a banda de metal revelação mais importante de 2025.

A Mawiza lança um novo vídeo para a música mais feroz e combativa do álbum ÜL. Em perfeita sintonia com as forças do groove metal, “Nugulutu” (A Tempestade Ocidental) declara guerra à decadência urbana que se alastra.

“Em Mapuzugun, ‘Ngulutu’ vem de Ngulu, que significa Oeste”, diz Awka, vocalista e guitarrista da banda Mawiza. “A música se refere a uma tempestade abissal que nasce no turbulento Oceano Pacífico e atinge a terra na forma de nuvens que explodem e se despedaçam. É uma declaração de guerra ao chamado progresso das grandes cidades, que nos fundimos como uma única entidade com a natureza”.

Mawiza escreveu “Ngulutu” há seis anos em resposta a uma revolta social no Chile, mas a fonte que inspirou o mais recente single do ÜL remonta ao século XVI. “Tanto os registros históricos quanto nossa tradição oral lembram o antigo guerreiro mapuche Michimolongko, que, junto com seus kona e weychafe, conseguiu destruir Santiago em 1541”, recorda Awka. “Esta canção é uma homenagem a esses antigos guerreiros e ao poder do território natural que se estende sob a cidade”.

Embora o ritmo torrencial de “Ngulutu” certamente vá agitar a roda punk quando o Mawiza invadir o palco do Midgardsblot neste verão, a banda extrai sua força de sua terra ancestral. O refrão da música invoca os espíritos dos rios Mapocho e Maipo com riffs impetuosos e agressivos, e uma bateria que pulsa com a força implacável de uma onda gigante. “Müley taiñ amuleal / Fewla, fey llemay (Devemos continuar avançando / Agora será feito!)”, canta Awka, provocando um clímax que reduz as cidades mais imponentes a ruínas.

Assista ao vídeo de “Ngulutu” no canal Season of Mist no YouTube .

O vídeo de “Ngulutu” foi dirigido por Andrés Hetzler.

Créditos adicionais do vídeo 

Produtores – Awka Mondaka, Andrés Hetzler

Fotografia  Soledad Gatica

Iluminação – Pedro Salgado

Chefe – Simón Jorquera

“Os dois rios mencionados no refrão de ‘Ngulutu’ são vitais para a vida no território e até mesmo para a vida dos habitantes da cidade”, explica Awka. “No entanto, quando chove o suficiente, os rios transbordam, causando o colapso da ordem urbana. Isso nos lembra que a natureza é uma entidade ativa que não pode ser domada, que traça o caminho que devemos seguir como povo Mapuche”.

Mawiza online:

Awka – Vocal principal e guitarra rítmica

Karü – Guitarra solo e vocais de apoio

Zewü – Baixo e vocais de apoio

Txalkan – Tambores e percussão

Músicos convidados

Fabiola Hidalgo (Liquén) – Vocais

Ettúdio de Gravação

Estudo do Sul no Chile

Produtor

Pancho Arenas

Engenheiro de Som e Mixagem

Pancho Arenas

Estúdio de Masterização

Música do Lado Oeste, Oeste

Engenheiro Mestre

Alan Douches

Arte da capa

Kata Ulloa

Encomende e transmita

https://orcd.co/mawizaul

 

Siga Mawiza

Bandcamp: https://mawizakvlt.bandcamp.com

Instagram: https://www.instagram.com/mawizakvlt

Facebook: https://www.facebook.com/mawizakvlt

TikTok: https://www.tiktok.com/@mawizakvlt

Spotify: https://open.spotify.com/artist/4oJP24bXA2fbdVmNGNmCtt

YouTube: https://www.youtube.com/@mawizakvlt

Apple: https://music.apple.com/us/artist/mawiza/165343595

Fonte: Seasons of Mist