Geoff Tate apresenta show especial com “Rage of For Order” e “Empire” na íntegra

Post feito por Clinger Carlos
Compartilhe este conteudo

Texto: Guilherme Góes

Fotos: André Santos

Após protagonizar um show intimista e relativamente improvisado em um pequeno pub na capital fluminense, o vocalista Geoff Tate desembarcou em São Paulo, na última sexta-feira (20), para apresentar na íntegra dois enormes sucessos comerciais do Queensrÿche“Rage for Order” “Empire”. O evento aconteceu na casa de espetáculos Tokio Marine Hall.
Voz presente em hits atemporais como “Best I can”, “Silent Lucidity” e “Another Rainy Night”, Geoff conquistou fama global ao liderar o Queensrÿche –  um dos grupos mais importantes do metal progressivo oitentista. Além disso, o vocalista também liderou outros projetos, como “Operation: Mindcrime” (depois da sua turnê de despedida como Queensrÿche, ele renomeou sua nova banda em homenagem ao álbum de mesmo nome) e Sweet Oblivion”. Em mais de 40 anos de carreira, o músico ostenta alguns prêmios, entre eles: “Melhor voz do Heavy Metal Progressivo” (Revista Vegas Rocks, 2012) e “9º Melhor cantor de metal agudo” (Revista OC Weekly’s, 2015). Aos 64 anos, segue em atividade realizando shows com músicas de suas antigas bandas, em conjunto com composições de sua carreira solo.
 
– Pré show com ruas vazias 
Ao longo da penúltima semana de janeiro, dias ensolarados reinaram em São Paulo. Porém, para a tristeza dos comerciantes e ambulantes da Rua Bragança Paulista, uma forte garoa atingiu a cidade na sexta-feira, e muitos acabaram desistindo do famoso “esquenta pré-show”. Os poucos fãs que circulavam pelo endereço preferiram se abrigar dentro da casa de espetáculo assim que os portões foram abertos, por volta das 20h.
 
Geralmente, a organização da Tokio Marine convida bandas covers para apresentarem pocket-shows no hall de entrada do clube, assim animando a galera enquanto aguardam as atrações no palco principal. Porém, desta vez, nenhum concerto secundário foi arranjado. Dessa forma, os presentes acabaram “matando o tédio” curtindo a discotecagem interna, conferindo barracas com produtos exclusivos da turnê ou simplesmente descansando na confortável área externa do espaço.
 
– Marenna tocando para (quase) ninguém
 
Por volta das 20h30, a banda gaúcha Marenna iniciou a sessão de música ao vivo. Infelizmente, o público presente na pista ainda era bastante reduzido, sequer contabilizando 150 pessoas. No entanto, a ausência de seguidores não desanimou o grupo liderado por Rod Marenna (figura popular do metal rio-grandense, com mais de 30 anos de atividade na cena), e os rapazes conseguiram cativar a pequena parcela de fãs com um som hard rock repleto de refrões catchy e passagens criativas de teclado “à moda power metal”.
O repertório contou com músicas que marcaram os oito anos de carreira do grupo, passando por faixas exclusivas como “Breaking the Chains” (novo single que será disponibilizado em um futuro lançamento) a canções antigas, como “Wait”, ,música que abre o primeiro lançamento oficial do Marenna. Antes de iniciar a faixa, Rod mandou um discurso afirmando que “aquela era a canção mais importante da banda” e que a letra era sobre “acreditar e buscar o seu próprio caminho”. 
Em “Never Surrender”, o guitarrista Eduardo Werlang protagonizou uma das cenas mais legais do set, ao se aproximar da grade de proteção para executar o solo da música. Já em “Pieces of Tomorrow”, Rod solicitou palmas, e conseguiu gerar um pequeno momento de interação “artista/plateia”. Em “Had Enough”, última faixa do show, a presença de Arthur Schavinski se sobressaiu ao enfeitar a faixa com backing vocals precisos. Certamente, Marenna é uma grande banda, e merece mais reconhecimento no cenário nacional.
Setlist
 
VoyagerNever SurrenderPieces of TomorrowBreaking the ChainsYou Need to BelieveWaitOut of LineToo Young to DieHad Enough
– “Rage of For Order” e “Empire”
 
Com 3 minutos de antecedência em relação ao horário oficial, um pano de fundo com o logo de Geoff Tate surgiu no cenário. No entanto, um problema técnico postergou a entrada dos músicos no palco. Infelizmente, mesmo após a entrada da atração principal, a casa permaneceu relativamente vazia.
 
Destacando correntes no pescoço e uma camisa aberta na altura do peito, Geoff apareceu no palco e cumprimentou os presentes. Logo na sequência, veio “Walking in The Shadows”, faixa de abertura de “Rage for Order”, cujo refrão foi acompanhado a plenos pulmões pela plateia. Feliz com a receptividade, Geoff manteve a empolgação em “I Dream in Infrared” e “The Whisper”. Banhado por fortes luzes esverdeadas, o frontman dançou, estimulou o público e até chegou à beira do palco para sentir a energia dos fãs.
Ao término das canções, Geoff perguntou: “Quem aqui estava vivo em 1986?”, emendando o pequeno momento de interação com “Gonna Get Close to you” “The Killing Words”, com direito a mais dancinhas do “dono da noite” e berros alucinados da plateia.
 
“Quando este álbum saiu, os críticos costumavam falar que ele era futurístico demais, ousado demais e obscuro demais. E vocês querem saber? “Rage of Order” era tudo isso mesmo. Algumas de suas letras continuam atuais, como esta, na qual dedico ao povo da Ucrânia”, assim Geoff introduziu “Surgical Strike”, outro single importante do álbum.  Em seguida, o vocalista seguiu com o show sem realizar pausas, apenas exibindo toda a potência e diversidade de sua voz em “Chemical Youth” e nas baladas “London” e “I Will Remember”. 

Após um intervalo de 30 minutos, veio o momento mais aguardado da noite: a execução de “Empire“, disco que alcançou o primeiro lugar na Mainstream Rock Tracks e também conquistou a 9ª posição na Billboard Hot 100. Logo de cara, o público foi à loucura com “Best I Can”, cuja composição aborda a questão do capacitismo, quando essa pauta sequer possuía visibilidade na grande mídia. Com um novo figurino (Geoff trocou a camisa que utilizou no primeiro set por uma peça vermelha ainda mais chamativa), o músico seguiu a todo vapor. Certamente, o momento que levou ao delírio generalizado foi a execução da balada/megahit “Another Rainy Night”. Já “Silent Lucidity” veio acompanhada da maior surpresa da noite: antes de iniciá-la, Geoff comoveu a plateia ao relevar que, em meados no ano passado, passou por uma cirurgia cardíaca e enfrentou um processo de recuperação delicado. 

Infelizmente, a apresentação contou com público reduzido. No entanto, Geoff entregou tudo de si, dominou muito bem o público e transformou a noite em uma experiência singular. Além disso, seus músicos de apoio executaram com perfeição os principais hits do Queensrÿche. Ao observar o frontman dançando com pleno vigor no palco, é difícil imaginar que o senhor de 64 passou por uma cirurgia complexa e arriscada há menos de 1 ano. Assim sendo, é possível afirmar que Geoff Tate é um verdadeiro herói! 
Setlist
 
Rage for OrderWalk in the ShadowsI Dream in InfraredThe WhisperGonna Get Close to You (Dalbello cover)The Killing WordsSurgical StrikeNeue RegelChemical Youth (We Are Rebellion)LondonScreaming in DigitalI Will RememberEmpireBest I CanThe Thin LineJet City WomanDella BrownAnother Rainy Night (Without You)EmpireResistanceSilent LucidityHand on HeartOne and OnlyAnybody Listening?BisEyes of a Stranger

COGUMELO RECORDS – 30 ANOS

O METAL RESGATANDO A NOSSA HISTÓRIA

O MAL QUE NOS FAZ !

Back to Top