Robertinho de Recife: Show celebra os 40 anos de carreira no Sesc Araçatuba

Post feito por Reynaldo Trombini
Compartilhe este conteudo

Um dos maiores guitarristas que o Brasil já conheceu – e que já esbanjava da palavra “virtuoso”, quando a maioria dos que você conhece hoje, estavam engatinhando (literalmente!) – se apresenta na cidade de Araçatuba/SP no dia 13/09. O show acontece no Sesc Araçatuba (R. José Bonifácio, 39, Araçatuba).

No repertório do show estarão várias das músicas de todas as fases da carreira de Robertinho, como é claro, a fase mais adorada pelos rockers; a do disco “Metalmania”.

Recentemente ele participou do projeto “álbum,” do SESC Belenzinho, onde tocaram o “Metalmania” na integra, como parte da turnê “Hey Hey Metalmaniacs”, que pretende roldar muitas cidades, Brasil afora.

Considerado um ‘guitar hero’, sua trajetória no universo da música popular consagra-o como profissional de múltiplos talentos e iniciativas.

Começou a tocar ainda menino, sendo logo apontado como guitarrista prodígio. Aos 12 anos, já considerado virtuose, apresentava-se tocando até com os pés. Ainda como aluno de seminário, estudou música sacra.

No final dos anos 1960, acompanhou alguns ídolos da Jovem Guarda, como Rosemary e Jerry Adriani. Tocou em bandas pop nos Estados Unidos e também em transatlânticos em cruzeiros pela costa brasileira, sendo solicitado em modalidades como o blues, o jazz e o country.

No período em que foi músico de estúdio, tocava estilos radicalmente diversos ao acompanhar artistas como Jane Duboc, Agnaldo Timóteo, Cauby Peixoto, The Fevers e Hermeto Pascoal. Outras modalidades que também tocou incluem o heavy metal e a música infantil. Na ocasião do lançamento de seu disco “Rapsódia Rock”, em 1990, apresentava-se vestido de Mozart tocando clássicos.

Além do episódio do convite da banda Chicago para tocar com eles, tocou em várias bandas de destaque internacional como Watch Pocket, e com a sua banda Metalmania, dividiu o palco com várias atrações internacionais, como em 26 de abril de 1985, quando abriu um show para a banda norte-americana Quiet Riot em São Paulo. O mesmo ocorreu no Rio de Janeiro e em Porto Alegre e também com os ingleses do Deep Purple.

Em 1988, Robertinho de Recife gravou um disco com a banda Yahoo, da qual era o guitarrista. Sucessos como “Mordida de Amor” (versão da canção Love Bites, da banda britânica Def Leppard).

Robertinho de Recife teve o auge de sua carreira nos anos 70 e 80 e depois se dedicou a produzir artisticamente, tendo já produzido mais de 300 álbuns de muitos artistas de gravadoras e de selos independentes, nomes como Elba Ramalho, Xuxa, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Raimundo Fagner, entre outros.

Como guitarrista, Robertinho de Recife já participou em shows ou gravou com vários artistas internacionais, tais como: George Martin Produtor dos Beatles, Watchpocket, Stanley Clarke, Andy Summers (The Police), Deep Purple (quando este esteve no Brasil), Stewart Copeland (The Police), Quiet Riot (quando este esteve no Brasil), Steve Cropper, Miami Sound Machine, John Lee Hooker, Cassandra Wilson, Simon Kirke (Free), Bonnie Ratt, Arto Lindsay, Taj Mahal, Gilles Martin, Dr. John and the Night Tripper e Candy Shoes String.8

Discografia solo:

Back for More (2014)
Rapsódia Rock (1990)
Metalmania (1985)
Robertinho do Mundo (1983)
Robertinho de Recife e Emilinha (1982)
Satisfação (1981)
Loucos Swings Tropicais (1979)
Robertinho no Passo (1978)
Jardim da Infância (1977)

Site oficial: http://www.robertinhoderecife.com.br/

COGUMELO RECORDS – 30 ANOS

O METAL RESGATANDO A NOSSA HISTÓRIA

O MAL QUE NOS FAZ !

Back to Top