Saturndust lança novo álbum após oito anos e encerra trilogia

Crédito: Divulgação

O trio brasileiro Saturndust está de volta com o lançamento de Geom , terceiro e último álbum da trilogia cósmica recheada de pesos e ambiências atmosféricas, iniciado ainda em 2015 com o devastador registro homônimo e, em seguida, com RLC (2017).

Com aura ritualística, Geom é composto por quatro faixas instrumentais recheadas de riffs densos e mais uso de sintetizadores, que trazem sensações de ascensão, liberação, conclusão e indiferença.

Ouça o álbum Geom aqui: https://beacons.ai/saturndust

Oito anos separam Geom de RLC (Abraxas Records), de 2017. Naquele ano, o Saturndust recebeu o convite para se apresentar no prestigiado festival Psycho Las Vegas (EUA) e também foi abertura do lendário show do Neurosis em São Paulo.

A formação que gravou Geom é Felipe Dalam (guitarra, sintetizadores, vocais), Welder Rodrigues (baixo, sintetizadores) e Lucas Melo (bateria, pads, percussão). Vale destacar que o álbum chega junto às comemorações de 15 anos de atividades do Saturndust, que lá em 2012, com dois anos de vida, já tinha a assinatura de Mike Scheidt (YOB).

O álbum é conceitual, o capítulo final da trilogia, a transição ao inexistente. É um passo além comparado aos registros anteriores, sem amarras e sem referências exatas. É o Saturndust em sua viagem natural cósmica e sonora.

Os sintetizadores conduzem Geom. Ainda há uma essência densa de alguns riffs, mas podem ser de sintetizadores ou de guitarras. Existe também uma aura ritualística quanto à bateria do álbum, é um ritual de preparação a uma experiência de transição, além da compreensão. As músicas podem ser ouvidas em ordem solicitada, mas completam uma sequência.

Além do lançamento em plataformas digitais, ‘Geom’ sairá em CD pela Gate of Doom Records.

Como curiosidade, Geom foi lançado oficialmente no mesmo dia 26 que o disco de estreia, que é ano completo 10 anos. O álbum homônimo foi editado pela primeira vez em CD em 2018 pela Abraxas Records. Geom chegou às plataformas no dia 26/03.

Uma produção de Geom

Felipe Dalam, que criou em 2010 o Saturndust, conta que as músicas de Geom resultaram ao nascer em 2018. “‘Lunarhymn’ e ‘Outsiders’ eram do projeto de drone/dark-ambient NNXSTNT. Porém, se encaixaram melhor com ritmo, então incluí elas”, ele revelou. Mas diversas questões de espaço-tempo levaram o Saturndust a retomar a produção deste álbum somente em 2023

“Conversei com o Welder sobre o retorno da Saturndust em 2023, o Lucas então foi apresentado e no primeiro ensaio já teve um entrosamento nunca experienciado”, conta Dalam sobre a formação atual.

Assim nasceu Geom, um registro indicado para fãs de doom metal, drone/doom, eletrônico, ambient e world music.

Saturndust nas redes

Instagram: www.instagram.com/saturndustmonolithic

Youtube: www.youtube.com/@saturndustmonolithic

Bandcamp: https://saturndust.bandcamp.com/album/geom

Fonte: Tedesco Comunicação & Mídia