Em estreia no Brasil, Vltimas entrega Death Metal de gente grande em BH!

Belo Horizonte viveu mais uma daquelas noites especiais quando o assunto é música pesada. A capital mineira recebeu na sexta-feira, 03/10, o supergrupo de Death Metal Vltimas, como parte de sua turnê latino-americana.

Nesta empreitada especial em solo sul-americano, o grupo dividiu o palco com os poloneses do Hate, além da banda paulista Chaos Synopsis, tradicional nome da música pesada verde e amarela. Em Minas Gerais, o Mortifer Rage, nome poderoso do Death Metal local, abriu o evento e, como de costume, não decepcionou!

Banda veio ao Brasil para divulgar seus dois álbuns de estúdio

Para melhorar, outro fator trouxe ainda mais charme às apresentações: foi a primeira vez do Vltimas, atração principal, em solo brasileiro. A passagem por aqui visitou São Paulo (02/10, Fabrique Club) e Belo Horizonte (03/10, Mister Rock). Depois, os caras seguiram para Chile, Equador, Costa Rica, Honduras, Colômbia e México, encerrando a tour pelos ‘lados de cá’.

Formado por nomes lendários do metal mundial, o Vltimas é uma verdadeira reunião de potências do gênero. Nos vocais, David Vincent, eterno frontman do Morbid Angel, comanda os microfones, enquanto Rune “Blasphemer” Eriksen, conhecido por seu trabalho no Mayhem e Aura Noir, entrega riffs cortantes e atmosferas densas que equilibram brutalidade e técnica. Na bateria, não menos importante, Flo Mounier, do Cryptopsy, chega para trazer ainda mais peso e velocidade ao som!

O show em BH, assim como em SP, teve como base o repertório dos dois álbuns lançados até o momento: “Something Wicked Marches In” (2019) e “Epic” (2024). Como já era de se esperar, o som coeso e poderoso da banda revisitou as melhores referências do Death Metal tradicional já praticado durante toda a carreira de seus membros, tornando toda a apresentação em uma verdadeira “aula” de metal extremo.

Vltimas é uma verdadeira reunião de potências do gênero

Mesmo com um público menor que o habitual em eventos de grande porte no Mister Rock, a sinergia entre banda e plateia foi notória. Vincent soube comandar o público com maestria, mesclando momentos de mais fúria com teatralidade singular e, claro, com a energia que o Death Metal de alto nível exige.

A apresentação em Belo Horizonte representou uma oportunidade, digamos, rara para os fãs brasileiros, afinal, o Vltimas se apresentou apenas em duas cidades por aqui. Todos estavam diante de uma apresentação ímpar, de alto nível, que reafirmou o vigor e a brutalidade do Death Metal quando executado por mestres do ofício.

Fica agora a expectativa para que a banda retorne em breve, talvez com um novo álbum na bagagem e, quem sabe, com uma turnê mais extensa pelo Brasil.

Vamos aguardar?

Texto: Reynaldo Trombini – @reynaldo_trombini
Fotos: Leandro Oliveira – @leandro.oliveira.fotos