Chuck Billy questiona se a cena da Bay Area seria a mesma sem a entrada de Cliff Burton no Metallica

Créditos da foto: Spencer Kaufman/Loudwire

Durante um bate-papo com o canal Heavy Culture , o vocalista Chuck Billy , do Testament , revisitou as raízes da cena Thrash Metal da Bay Area, um dos movimentos mais influentes da história do Heavy Metal. Em tom nostálgico, o músico destacou o tipo e a energia que marcou os primeiros anos da década de 1980, quando tudo ainda era novo e explosivo. “Vamos começar do começo — por volta de 1983. Olhando para trás, percebo o quanto fomos sortudos de crescer naquela época” , disse. “Foi um período muito especial. Tínhamos a oportunidade de viver e tocar música num momento em que algo novo estava surgindo na cidade”.

Chuck destacou o impacto imediato das demos de bandas como Metallica e Exodus , que ajudaram a lançar a faísca da cena local. “Quando eles começaram a arrombar portas com aquelas demos iniciais, isso acendeu uma faísca enorme na Bay Area” , lembrou. Segundo ele, a região foi marcada por uma mistura de influências que vão do Glam ao Punk Rock, mas o logotipo do Thrash ganhou força e identidade própria. Ele também ressaltou o papel fundamental das casas como o Ruthie’s Inn e o The Stone , e de seus sons: “Tivemos muita sorte com os donos desses clubes — eles sempre foram bons com as bandas, com as pessoas, com a cena”.

Ao refletir sobre as diferenças entre aquela época e o cenário atual, Chuck Billy destacou a ausência de internet e o desafio de divulgar música nos anos 1980. “Tudo era muito mais difícil, mas também mais verdadeiro” , afirmou. “Não sei se vai existir de novo um momento como aquele. A Bay Area dificilmente vai reviver aquilo”.

Questionado sobre o impacto da geração do Metallica , Chuck foi enfático ao apontar o papel decisivo de Cliff Burton , baixista que ingressou na banda em 1982 . “Eu diria que o Metallica foi uma grande influência para todo o mundo, especialmente com o sucesso que o John Zazula teve ao trabalhar com eles do jeito que trabalhou e levá-los para onde chegaram. Sabe, o Metallica provavelmente teria que ser essa banda. E, infelizmente — ou felizmente — talvez eles tenham surgido em Los Angeles, mas o Cliff Burton, que era um cara da Bay Area, fez com que eles se mudassem para cá e se tornassem uma banda da Bay Area. Então, pense só: se o Cliff não estivesse aqui e aqueles caras não tiveram que se mudar para cá, será que a cena teria sido a mesma? Eu não sei, porque o Metallica não se encaixava em Los Angeles com aquelas bandas glam”.

Assista ao corte sobre o Metallica:

Formado originalmente em 1983 sob o nome Legacy , o Testament é considerado um dos pilares do Thrash Metal da Bay Area, ao lado de nomes como Metallica , Exodus e Death Angel . Com seu álbum de estreia “The Legacy” (1987), a banda rapidamente se destacou por seu som técnico e agressivo, sustentado pela voz poderosa de Chuck Billy , que entrou no grupo em 1986 trazendo Steve “Zetro” Souza . Ao longo das décadas, o Testament manteve-se fiel ao estilo, buscando também influências mais extremas nos álbuns “Low” (1994) e “Demonic” (1997), passando incólume aos experimentalismos exagerados daquela década.

Assista ao bate-papo completo:

Contatos:

Instagram: https://www.instagram.com/heavyculture

YouTube: https://www.youtube.com/@HeavyCultureArchives

Assessoria de Imprensa: www.wargodspress.com.br

Fonte: Wargods Press