Daron, projeto idealizado pelo artista gaúcho Eduardo Daronch, lançou nesta quinta-feira, dia 11 de dezembro, o seu novo single “O Cemitério”. A faixa chega acompanhada de um videoclipe cinematográfico produzido pela Lampeja Filmes, com direção de Arion Engers, e teve lançamento exclusivo no The Metal Bar.
A faixa surge como o ponto de virada da carreira solo do artista, inaugurando uma estética mais pesada, cinematográfica e mergulhada em simbolismos, com uma nova abordagem, marcando a nova fase que o músico vem construindo desde sua chegada a São Paulo.
“A canção foi escrita após o término da Peixes Voadores, a minha primeira banda, o fato de eu mudar de cidade, deixar muita coisa que não servia mais para trás, de certa forma tive que enterrar muitas coisas, coisas boas, coisas ruins, enfim, são coisas que não fazem mais sentido para mim e precisavam ser enterradas”, explica Daron.
Com direção de Arion Engers, “O Cemitério” recria o clima dos filmes de terror. A obra dialoga diretamente com o livro Pet Sematary, de Stephen King, com as metáforas e atmosferas presentes no romance de 1983, que inspirou o artista, mergulhando em simbolismos sobre morte, renascimento e a necessidade de “enterrar o passado” para seguir adiante.“É o cemitério, e o sepultamento feito nele, simbolizando que temos que enterrar o passado, e mesmo que possamos nos sujar, voltaremos, de certa forma, livre de todo passado. E o clipe fala sobre fazer de tudo para enterrar isso, fechar ciclos e voltar com uma nova versão de si mesmo. Foi exatamente o que eu vivi”, conta Daron.
A música do Daron está repaginada em vários aspectos, sendo o primeiro trabalho com a temática terror. “O Cemitério” está disponível em todas as plataformas digitais.
Natural de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, Daron foi membro fundador da banda Peixes Voadores, em 2013. Com o grupo, dividiu palco com ícones como Sepultura, Misfits, Marky Ramone e Michale Graves, além de realizar turnês nacionais com o Matanza. A banda também passou por grandes palcos do sul do país, incluindo o Pepsi On Stage e o Opinião, consolidando seu nome no circuito rock.
Em 2024, lançou oficialmente sua carreira solo com o single e clipe “O Fronte”, uma faixa intensa e reflexiva sobre os desafios e sombras da guerra. Fortemente influenciado pelo som de Ozzy Osbourne, trazendo uma pegada autêntica e poderosa ao rock brasileiro. Com o lançamento, Daron se firma no cenário nacional como uma nova voz que leva o rock.
O primeiro disco, ‘Desgarrado’, lançado em dezembro de 2024, conta com 11 faixas e possui influências de Tim Maia e Raul Seixas, com um instrumental inspirado por bandas como Black Sabbath, Volbeat e Dio, entre outras lendas do rock.
Convicto e decidido de que queria ir para São Paulo lançar sua carreira solo. Em 2025, essa história se concretiza, e Daron parte do Rio Grande do Sul rumo a São Paulo com a missão de promover sua carreira.
O artista começou sua trajetória nos palcos do Manifesto Bar e La Iglesia, realizando uma performance marcante como show de abertura para Tim Ripper, ex-Judas Priest, novamente no Manifesto. Em julho de 2025, Daron gravou seu primeiro show ao vivo no RedStar Studios.
Para 2026, o artista planeja novos shows em São Paulo e iniciará a composição e produção do seu novo disco.
Gênero: Metal Nacional
Produção: Daron, Arthur Marques e Gabriel Eredin
Gravação: Rafael Rosa (Sensorial Lab)
Masterização e mixagem: Nicolas Gomes (Heavy Track)
Formação:Daron – VocalGabriel Eredin – GuitarristaArthur Marques – BaixistaShika – Baterista
Arte da Capa: Márcio Aranha
Fotografia: Arion Engers
DARON online:
Fonte: Reverbera Music Media
