Crédito: Diego Padilha - Rock In Rio
Neste que é o maior encontro da história da música brasileira, festival reuniu vozes icônicas do país para fazerem parte deste momento único que provoca uma reflexão de união e reforça a importância do diálogo e do abraço para superar as diferenças em prol de um mundo melhor
No ano em que celebra os 40 anos de história, o Rock in Rio realiza uma iniciativa inédita ao unir 53 grandes artistas da música brasileira para espalhar uma mensagem poderosa na busca pela construção de um mundo melhor. Desde o início da tarde deste domingo, os fãs já conseguem ouvir a música “Deixa o Coração Falar” em todas as plataformas de streaming, como Spotify, Deezer, Apple Music, Amazon Music, YouTube Music, TikTok Music, entre diversas outras. O clipe estará disponível um pouco mais tarde, a partir das 23h, no canal oficial do Rock in Rio no Youtube. A cada play da música, o público contribui para as duas ONGs que são apoiadas pelo festival nesta edição: a Ação da Cidadania e a Gerando Falcões, por meio do Favela 3D. Na gravação, as pessoas encontrarão alguns de seus artistas favoritos como Xande de Pilares, Gloria Groove, Ana Castela, Ivete Sangalo, Ludmilla, Jorge Aragão, Cabelinho, Roberto Menescal, Andreas Kisser, Chitãozinho & Xororó e outros que foram escolhidos especialmente para fazerem parte deste momento tão marcante.
“O Rock in Rio foi criado para dar voz a uma geração sedenta pela liberdade, usando a música como catalisador para demonstrar que pessoas de diferentes tribos poderiam viver em paz e harmonia, no mesmo espaço. Quatro décadas depois, o festival lança “Deixa o Coração Falar”, reunindo artistas dos mais variados estilos musicais em um verdadeiro hino que mostra justamente que a música ainda pode ser uma ferramenta poderosa para resgatar relações em um país e em uma sociedade fragmentada. À medida que o mundo enfrenta desafios cada vez mais complexos, é crucial lembrar o papel unificador e inspirador da música, capaz de transcender diferenças e promover a harmonia entre as pessoas. O Rock in Rio, ao longo de sua história, tem sido um farol de esperança e inclusão e este clipe que estamos lançando marca mais um capítulo dessa jornada em busca de um mundo melhor e mais unido.”, destaca Roberto Medina, presidente da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o Rock in Rio e o The Town.
A gravação de “Deixa o Coração Falar”, feita na última segunda-feira, na Cidade das Artes, promoveu uma mistura mágica de artistas de gêneros musicais distintos. Ao todo, foram 53 vozes emblemáticas do nosso país, de estilos que passam pelo funk, metal, trap, bossa nova, rock, pop, entre outros. Além de Zé Ricardo, vice-presidente artístico da Rock World e músico, cantor e compositor, também fazem parte da trilha sonora Alcione, Ana Castela, Andreas Kisser, Buchecha, Cabelinho, Carlinhos Brown, Chitãozinho & Xororó, Claudio Zoli, Criolo, Daniela Mercury, Diogo Nogueira, Duda Beat, Erica Martins, Fernanda Abreu, Ferrugem, Frejat, Gloria Groove, Hyldon, Ivan Lins, Ivete Sangalo, IZA, Jão, Johnny Hooker, Jorge Aragão, Junior, Livinho, Ludmilla, Luísa Sonza, Luedji Luna, Majur, Marvilla, Mart’nália, MC Daniel, MC Hariel, MC IG, Maria Rita, Margareth Menezes, Orochi, Péricles, Paula Lima, Paulo Xisto, Pedro Sampaio, Rael, Roberto Menescal, Rogério Flausino, Simoninha, Simone Mendes, Tico Santa Cruz, Toni Garrido, Veigh, Xamã e Xande de Pilares.
Com a letra carregada de esperança, a composição vai emocionar e encantar os ouvintes ao provocar uma reflexão de união, incentivando as pessoas a dialogarem e a se abraçarem para que não haja mais divisões no mundo. “A canção “Deixa o Coração Falar” reafirma a missão do festival. Entreter e transformar por meio da música. Ela fala de empatia, de respeito as diferenças e de reconciliação. Eu espero que essa canção seja uma ponte para conectar pessoas que se desconectaram e não sabem mais o caminho da reconciliação. Eu espero que todas essas vozes maravilhosas cantando juntos traga coragem para alguém dar o primeiro passo. Espero que ela inspire e amplie o olhar construindo um caminho de entendimento para resgatar relações pelo mundo a fora. “Deixa o Coração Falar” é mais um passo na nossa caminhada em busca de um mundo mais unido, mais empático e compassivo, um mundo melhor”, conta Zé Ricardo.
Distribuidora da música, a Nikita Music Digital também embarcou nesta onda de mobilização e está atuando sem fins lucrativos, em prol das causas apoiadas pelo festival.
Direitos dos artistas serão doados para Ação Cidadania e Gerando Falcões, por meio do projeto Favela 3D no Morro da Providência
Com a música nas plataformas, a cada vez que as pessoas reproduzirem a faixa, elas estarão contribuindo para a construção de um mundo melhor. Assim como direitos dos artistas que fazem parte de “Deixa o Coração Falar”, os plays na canção serão destinados às ONGs da Ação da Cidadania e a Gerando Falcões, por meio do Favela 3D. Dessa forma, quanto mais a música for escutada, maior será a doação. Além disso, com o Dia Brasil e toda a movimentação de captação de doações para as ONGs Ação Cidadania e Gerando Falcões, o Rock in Rio promoverá uma enorme mobilização dos brasileiros em prol de um Brasil melhor para todos. Ao longo dos 40 anos de história, o festival já convocou mais de 500 marcas, centenas de milhares de pessoas que acompanham o festival presencialmente ou pela transmissão, além dos mais de 12 milhões de fãs online para agirem em torno da transformação por um mundo melhor.
Por meio do projeto Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida), em 2023, na estreia do The Town, o festival, a ONG Gerando Falcões, Gerdau e Fundação Grupo Volkswagen se uniram para interromper o ciclo de pobreza na Favela do Haiti, em São Paulo, onde 290 famílias foram beneficiadas. Para a edição de 2024 do Rock in Rio, o projeto do Favela 3D chega nas áreas do Buraco e Sessenta, ambas do Morro da Providência, conhecida como a primeira favela do Brasil, situada na Gamboa, no Rio de Janeiro. Essa é uma das primeiras favelas contempladas por essa iniciativa, não necessariamente a única que fará parte do programa. Este é um projeto de atuação sistêmica que propõe soluções de desenvolvimento, geração de renda e urbanismo social, co-criadas em participação com a população local. Com a metodologia, 250 famílias, aproximadamente 1.200 pessoas, que vivem na região serão beneficiadas pelas iniciativas, que visam fortalecer o desenvolvimento social e a geração de renda, utilizando uma abordagem escalável e sustentável para o desenvolvimento da região. O objetivo é impactar 150 famílias em trilhas de qualificação profissional e levar outras 125 para a dignidade — empregando 95% das pessoas da região.
Já a Ação da Cidadania, parceira de longa data do Rock in Rio, chega para atuar no combate à fome. De acordo com a ONG, 64 milhões de brasileiros têm algum grau de insegurança familiar e quase 60% dos lares com insegurança familiar são chefiados por mulheres. Dentre as ações já realizadas em parceria com o festival estão a campanha do Natal Sem Fome, em 2021, quando 1.700 toneladas de alimentos foram entregues a mais de 700 mil pessoas beneficiadas. Desde 2017, os leilões beneficentes arrecadam valores que são destinados ao projeto da Ação da Cidadania e o Amazonia Live, que promove o reflorestamento da floresta amazônica — apenas na edição de 2022 foram arrecadados R$ 230 mil e, no total até agora, já contou com mais de 4 milhões de árvores plantadas na região. Para dar início e estimular o movimento, o Rock in Rio se compromete a doar 1.5 milhão de refeições.
Empenhado em tornar o mundo um lugar melhor, o Rock in Rio também vai criar produtos licenciados que vão ser colocados à venda e terão o lucro revertido em doações, além de promover leilões de instrumentos autografados por artistas internacionais e nacionais com o “Leilão Fans For Change”, entre outras ações, que vão gerar ainda mais renda para as causas. O público também poderá participar deste movimento. Além de poderem fazer as doações no site oficial do Rock in Rio a qualquer momento, durante a venda de ingressos estará disponível para incluir o valor da doação ao concluir a compra. Os fãs poderão, ainda, escolher para qual instituição será sua contribuição.
O Rock in Rio vai acontecer nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, com 700 mil pessoas na Cidade do Rock. Será a celebração de 40 anos do festival que colocou o Brasil na rota da cena musical do mundo, e que, em 2022, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial pela Cidade e Estado do Rio de Janeiro. Já são 22 edições realizadas, mais de 3.800 artistas escalados, mais de 11.2 milhões na plateia e mais de 130 dias de magia desde 1985. E, para 2024, os fãs podem aguardar uma festa especial, com novas experiências e vivências dentro da Cidade do Rock. Aqueles que não adquiriram o Rock in Rio Card, poderão garantir um lugar nesta edição que será histórica na venda geral de ingressos, que acontecerá no dia 23 de maio, às 19h, exclusivamente no site da Ticketmaster. Quem quiser estar na Cidade do Rock em 2024 precisa se planejar, já que neste ano o Rock in Rio Card esgotou em 2h04.
O público que adquiriu o Rock in Rio Card também já pode selecionar a data que deseja ir ao Rock in Rio. A escolha do dia é feita exclusivamente online por meio do site, na seção Meus Pedidos, até o dia 21 de maio de 2024. Durante o período de troca, o titular do Rock in Rio Card poderá escolher entre qualquer um dos dias do festival.
Na programação do primeiro fim de semana, Travis Scott é o headliner do Palco Mundo no dia 13 de setembro, mesmo dia em que recebe o show de 21 Savage, Ludmilla e Matuê com participação de TETO e WIU, além de contar Deadmau5 como headliner do New Dance Order. Neste mesmo dia, o Palco Sunset tem shows de MC Cabelinho e Coral das Favelas, Orochi com Chefin e convidado, além de Veigh & Kayblack, e Funk Orquestra convida MC Daniel, Rebecca e MC Soffia.
Já no dia 14 de setembro é a vez do Imagine Dragons comandar o festival, com o Palco Mundo recebendo também OneRepublic, Zara Larsson e Lulu Santos, enquanto no Sunset NX Zero será o headliner, no New Dance Order DJ Snake encerra a noite e no Espaço Favela Dennis DJ faz a última performance do dia.
No dia 15 de setembro, se apresentam Avenged Sevenfold, Evanescence, Journey e Os Paralamas do Sucesso no Palco Mundo. No Sunset, Deep Purple, Incubus, Planet Hemp convida Pitty e Barão Vermelho.
No fim de semana seguinte, Ed Sheeran é o headliner do dia 19 e no Palco Mundo também se apresentam Charlie Puth, Joss Stone e Jão. Nesse mesmo dia, Gloria Groove sobe ao palco Sunset e Xande de Pilares é o embaixador e principal atração do Espaço Favela.
No dia 20, o “Dia Delas”, é a vez de Katy Perry brilhar como headliner, com Karol G, Cyndi Lauper e Ivete Sangalo se apresentando também no Palco Mundo, enquanto IZA, Gloria Gaynor, Tyla e Luedji Luna convida Xênia França e Tassia Reis no Palco Sunset, e Pocah faz show no Espaço Favela. No NDO, Alison Wonderland é a primeira headliner confirmada para este dia, enquanto no palco do Global Village, Angelique Kidjo faz show no dia 20, em que o line-up de todos os palcos será 100% feminino.
No chamado Dia Brasil, 21 de setembro, no Palco Mundo, acontecem os shows de Capital Inicial, Detonautas, NX Zero, Pitty, Rogério Flausino, Toni Garrido, Ana Castela, Chitãozinho & Xororó, Junior Lima, Luan Santana, Simone Mendes, Orquestra Heliópolis, BaianaSystem, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Majur, Ney Matogrosso, Margareth Menezes, MC Cabelinho, Kayblack, Matuê, Orochi, Filipe Ret, MC Ryan SP e Veigh. O Palco Sunset contará com apresentações de Duda Beat, Gloria Groove, Jão, Ludmilla, Lulu Santos, Luísa Sonza, Alcione, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Maria Rita, Xande De Pilares, Zeca Pagodinho, Criolo, Djonga, Karol Conká, Marcelo D2 e Rael. Enquanto isso, o Global Village recebe Bossacucanova com participação de Cris Delanno, Leila Pinheiro, Roberto Menescal, Wanda Sá, Banda Black Rio, Claudio Zoli, Hyldon, Leo Gandelman, Jonathan Ferr, Antônio Adolpho e Joabe Reis. No Espaço Favela acontecem shows de MC Don Juan, MC Hariel, MC IG, MC Livinho, MC Dricka, MC Ph, Nathan Amaral, Orquestra Jovem Da Sinfônica Brasileira, Buchecha, Funk Orquestra, Mc Carol, Tati Quebra Barraco, Cidinho E Doca e Kevin O Chris. Por fim, o New Dance Order recebe os DJs Mochakk, Beltran X Classmatic, Eli Iwasa X Ratier e Maz X Antdot.
Fechando o Rock in Rio, no dia 22 de setembro, Shawn Mendes é o headliner e Akon e NE-YO também subirão ao Palco Mundo, enquanto o Sunset receberá a apresentação inesquecível de Mariah Carey e o Espaço Favela encerra a noite com o cantor Belo.
Crédito da foto: Bléia Campos - Rock In Rio
Saiba mais sobre os ingressos para o Rock in Rio 2024
Para a edição do Rock in Rio Brasil 2024, o valor do ingresso será R$ 795 (inteira) e R$ 397,50 (meia-entrada) e não há cobrança de taxa de serviço. O pagamento pode ser feito por PIX ou cartão de crédito e o valor parcelado em até seis vezes. Clientes que efetuarem o pagamento com os cartões de crédito Itaú, Credicard e Iti têm 15% de desconto na compra de ingressos, por R$675,75 (não cumulativos com a meia-entrada) e poderão parcelar sua compra em até oito vezes sem juros.
O limite de compra do público em geral é de até 4 (quatro) ingressos por CPF, sendo uma meia-entrada, com exceção para meia-entrada para pessoas portadoras de necessidade especial, que têm direito a comprar outra meia-entrada também para seu acompanhante. Os clientes que adquirirem ingressos nesta modalidade terão que informar no próprio site todas as informações referentes ao documento que comprove tal condição, para posterior validação, assim como será necessário apresentá-lo no acesso à Cidade do Rock, no dia do evento.
O ingresso de meia-entrada é garantido por lei para estudantes, menores de 21 anos, maiores de 60 anos, deficientes e seu acompanhante, profissionais e professores da rede de ensino do Rio de Janeiro e jovens de baixa renda.
Sobre o Rock in Rio
1984 marca o início das preparações para a primeira edição do evento idealizado por Roberto Medina e que hoje, 40 anos depois, é considerado o maior festival de música e entretenimento do mundo – o Rock in Rio. A história do evento se entrelaça com a do entretenimento no Brasil, sendo responsável por colocar o país na rota dos eventos internacionais, já que pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical dessa magnitude. Em uma área de 250 mil m2, em Jacarepaguá, durante dez dias, 1 milhão e 380 mil pessoas foram iluminadas pela primeira vez e começaram a fazer parte do grande espetáculo. No palco — o maior do mundo na época, com 80m de boca de cena — 15 atrações nacionais e 16 internacionais. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, o festival ganhou o mundo chegando a Lisboa (Portugal), onde é realizado até hoje, passando por Madrid (Espanha) e Las Vegas (USA).
Desde a primeira edição, já gerou 265 mil empregos diretos e indiretos e, apenas na última, em 2022, um impacto econômico de mais de 2 bilhões na cidade do Rio de Janeiro. Também no ano passado, o Rock in Rio foi considerado patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. Pelas Cidades do Rock, desde 1985, já passaram mais de 11.2 milhões de visitantes, que assistiram a 3.816 artistas em 130 dias de magia. Dentre os números gigantes do festival, mais de 64 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais apenas em 2022 e mais de 12 milhões de fãs online.
Gerando impactos positivos nos países onde é realizado e consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. O festival investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros. Apenas na Amazônia, 73 milhões de árvores foram plantadas. A marca foi pioneira em ter a certificação ISO 20121 — Eventos Sustentáveis e, em 2022, começou a trabalhar ambiciosas metas para 2030, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O ano de 2024 será de muitas comemorações para o Rock in Rio. O ano em que tudo começou, 40 anos depois, dá início às celebrações. E a festa brasileira já está marcada: 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, no Parque Olímpico, Rio de Janeiro; e a lisboeta também: 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, no Parque Tejo. Das 22 edições anteriores, nove ocorreram no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2022), nove em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016, 2018 e 2022), três na Espanha (2008, 2010 e 2012) e uma nos Estados Unidos (2015).
Fonte: Approach Comunicação