Billy Corgan, Fred Durst e Tom Morello também aparecerão no espetáculo de julho de 2025 no Villa Park
Black Sabbath em 1971 (Foto de Chris Walter / WireImage / Getty Images)
O Black Sabbath anunciou seu último show ao vivo, que acontecerá em Birmingham com o apoio de Metallica, Slayer, Pantera e muito mais. Encontre todos os detalhes abaixo.
Programado para acontecer em 5 de julho, o evento verá a formação mais icônica da banda – composta pelo vocalista Ozzy Osbourne, o guitarrista Tony Iommi, o baixista Geezer Butler e o baterista Bill Ward – tocar juntos ao vivo pela primeira vez em duas décadas. Será realizado no Villa Park, em sua cidade natal, Birmingham.
A notícia do último show ao vivo, apelidado de ‘Back To The Beginning’, foi anunciada hoje (5 de fevereiro) na casa do Aston Villa por Iommi e Sharon Osbourne, a empresária e esposa do icônico frontman.
“É a minha hora de voltar ao começo … tempo para eu retribuir ao lugar onde nasci”, disse Ozzy em um novo comunicado. “Quão abençoado sou por fazer isso com a ajuda de pessoas que amo? Birmingham é o verdadeiro lar do metal. Birmingham para sempre.”
Além dos pioneiros do metal aparecerem com a formação clássica, o evento também terá inúmeras apresentações de outros ícones da cena. Isso inclui sets de lendas do thrash metal Metallica, Slayer e Anthrax, bem como de outros pesos pesados do metal como Pantera, Lamb Of God, Mastodon, Alice In Chains, Halestorm e os recentes vencedores do Grammy Gojira.

O solista e ex-guitarrista do Rage Against The Machine, Tom Morello, também aparecerá no evento e atuará como Diretor Musical. Em uma nova declaração, ele descreveu o próximo show como definido para ser “o maior show de heavy metal de todos os tempos”.
Outros que aparecem no evento de um dia inteiro incluem o vocalista do Smashing Pumpkins, Billy Corgan, David Draiman do Disturbed, Duff McKagan do Guns N’ Roses, Frank Bello do Anthrax, Fred Durst do Limp Bizkit, Sammy Hagar, Papa V Perpetua do Ghost, Wolfgang Van Halen, Zakk Wylde, Jonathan Davis do Korn, Scott Ian e Slash do Anthrax.

Tony Iommi, Andy Copping e Sharon Osbourne, 2025. CRÉDITO: Samir Hussein / Getty Images London Enterainment
Lzzy Hale do Halestorm também estará presente, assim como Sleep Token ii (Sleep Token), KK Downing, Jake E Lee, Mike Bordin e Rudy Sarzo do Faith No More.
Os ingressos estarão à venda na próxima sexta-feira (14 de fevereiro) às 10h GMT, e todos os lucros irão para instituições de caridade Cure Parkinson’s, Birmingham Children’s Hospital e Acorn Children’s Hospice – um hospício infantil apoiado pela Aston Villa.
Link para compra de ingressos AQUI

Tony Iommi e Sharon Osbourne, 2025. CRÉDITO: Samir Hussein / Getty Images London Enterainment
Rumores sobre a possibilidade de um show de reunião único dos veteranos do metal têm circulado nos últimos anos. Em 2024, por exemplo, Osbourne compartilhou que “aproveitaria a chance” de fazer um último show do Black Sabbath com o baterista cofundador Bill Ward, e Butler deu a entender que ele e Osbourne haviam “concordado” em fazer um último show.

Sharon Osbourne, 2025. CRÉDITO: Samir Hussein / Getty Images London Enterainment
Na mesma época, Sharon disse que Ozzy estava planejando “mais dois shows para se despedir” antes de se aposentar totalmente.
A banda fez o show final de sua última turnê de despedida em 2017, encerrando a temporada na arena de Birmingham. No entanto, em maio passado, o cantor disse que estava um pouco desapontado porque a última data em que tocaram não incluiu Bill Ward. O baterista se separou das lendas do metal em 2012, devido ao que ele alegou ser um “contrato irracional”.
No final do ano passado, as esperanças de um retorno pareciam diminuir, já que Iommi disse que, embora tivesse manifestado interesse em se apresentar com a banda em um último show, ele achava improvável que isso se materializasse.
Além disso, Ozzy abordou sua saúde em declínio e compartilhou que ele pode ter que “aceitar o fato” de que um retorno ao vivo potencialmente não seria possível devido a questões como sua batalha contra a doença de Parkinson e a recuperação de várias cirurgias.
Fonte: Liberty Dunwort