Conversamos om Fabio Carito, o baixista que acompanhou Tim Ripper Owens em sua mais recente turnê pelo Brasil. O músico comentou sobre a experiência da sequência de shows e o perfil do público pelo Brasil. Acompanhe!
Heavy Metal Online – A turnê “Tim Ripper Owens Latam Tour 2025” visitou 11 cidades brasileiras de diferentes regiões do país. O que você pode nos contar em relação à diferença do perfil de público entre uma cidade e outra? Em qual ponto o público brasileiro ganha destaque, se comparado com outros países?
Fabio Carito – As cidades do interior de qualquer estado são sempre mais intensas. Acredito que isso se deve ao fato de receberem menos atrações internacionais, o que faz com que o público curta com muito mais entusiasmo.
“O público brasileiro não se destaca em nenhum aspecto quando comparado ao de outros países”

A meu ver, o público brasileiro não se destaca em nenhum aspecto quando comparado ao de outros países, especialmente aos nossos vizinhos. Em qualquer outro lugar, somos tratados como parte da banda do artista principal, com o mesmo tipo de respeito e admiração.
Já aqui no Brasil, para a grande maioria das pessoas, somos apenas um grupo de músicos no fundo do palco, servindo de playback para o vocalista cantar. Felizmente, esse comportamento tem mudado aos poucos, mas ainda está muito aquém do que seria o ideal.
Heavy Metal Online – Como foi dividir o palco com Ripper Owens durante a tour e quais as grandes experiências vividas nesta sequência de shows? O que mais chama a sua atenção no vocalista, tecnicamente falando?
Fabio Carito – Dividir o palco com o Tim é sempre uma experiência espetacular. Esta foi a minha quarta turnê com ele, e sempre nos damos bem, nunca houve qualquer tipo de atrito. Ele nos permite ser nós mesmos no palco, performando com liberdade para enriquecer o show. É um profissional que escuta nossas sugestões e mantém um altíssimo nível, show após show.
Mesmo depois de ter feito mais de 50 shows ao lado dele, ainda me impressiono ao vê-lo aquecendo a voz antes das apresentações. Nunca toquei com um vocalista com tanta potência vocal!
Heavy Metal Online – Grandes artistas como Bruce Dickinson, Kiko Loureiro, Gleen Hughes e o próprio Tim Ripper, dentre muitos outros, têm realizado shows “solo” em estruturas menores e sem grandes produções visuais e de palco, o contrário do cenário que viviam na época áurea com os grandes grupos de Metal do mundo. Há quais fatores você atribui esta escolha?
Fabio Carito – Acredito que o principal motivo seja o custo. Com uma produção menor, o valor por show também diminui, e com isso ganha-se no volume de apresentações.
“Nunca toquei com um vocalista com tanta potência vocal!”

Desta vez, ele levou apenas algumas trocas de roupa para usar durante o show e o seu logo em versão digital, para ser exibido em casas que possuíam telão. Também existe a questão da proximidade com o fã, permitindo que ele até mesmo autografe encartes enquanto canta.
Heavy Metal Online – Atualmente, você integra a formação do Metalliun, tradicional grupo de Power Metal alemão. Como está o processo de composição para um futuro álbum? Fale-nos sobre o atual momento da banda!
Fabio Carito – Atualmente, a banda está focada em agendar shows pela Europa e já temos cerca de 10 músicas estruturadas, sendo que 3 delas estão praticamente finalizadas.
A banda ficou parada por muito tempo. Estamos recomeçando praticamente do zero, e isso, infelizmente, leva tempo. Em breve, entraremos em contato com gravadoras interessadas em abraçar o projeto e lançar o disco de retorno. Chegamos a tentar agendar uma turnê sul-americana; tudo estava caminhando muito bem, mas infelizmente tivemos que adiar para o ano que vem.
Heavy Metal Online – Deixe um recado aos nossos leitores e a todos que puderam presenciar a “Tim Ripper Owens Latam Tour 2025” pelo Brasil. Obrigado!
Fabio Carito – Agradeço ao Reynaldo pelo espaço cedido e envio um abraço a todos os leitores do Heavy Metal Online. Obrigado a todos os fãs do Ripper que compareceram aos shows! Há grandes chances de essa turnê ganhar uma segunda parte ainda este ano, devido ao sucesso que teve. Vamos torcer!
Instagram Fábio Carito: https://www.instagram.com/fabio.carito/
“Obrigado a todos os fãs do Ripper que compareceram aos shows!”

Fotos: Leandro Oliveira e Fernando Borges
Entrevista conduzida por Reynaldo Trombini