Edu Falaschi leva fãs mineiros à loucura com releitura do DVD “Rebirth Live in São Paulo”

O anúncio de uma turnê chamou à atenção dos headbanguers do Brasil nas últimas semanas! Trata-se da tour “Rebirth Live in São Paulo Revisited”, liderada pelo vocalista Edu Falaschi. O músico traz nada menos que a execução na íntegra do clássico (e histórico!) DVD “Rebirth Live in São Paulo”, icônico registro de sua época com o Angra e uma das grandes pérolas do metal nacional.

A sequência de shows passará por mais de 30 cidades no Brasil durante os meses de Maio a Agosto de 2024, conta com um tourbus exclusivo e mais duas bandas convidadas: Noturnall e Storia. Belo Horizonte, capital mineira, não ficou fora da rota!

 

Storia: show modesto, sem alardes e com influências clássicas do Power Metal!

Não há como negar que o Storia é a banda menos conhecida desta turnê, todavia, só o fato de estarem lado a lado com ícones como Noturnall e Edu Falaschi já os credenciam para conseguirem olhares atentos do público mineiro.

O grupo veio divulgar seu EP de estreia “Revenant: The Silver Age” (2024) e executou suas cinco canções na íntegra. Pedro Torchetti (vocalista e fundador) e seus companheiros de banda seguem a velha escolha do Power Metal com pitadas de Prog Metal.

Faixas como ‘The Grey Twilight’, ‘Rise of the Silver Knights’, ‘It’s Treason Then’ e ‘Revenant’ trazem uma banda com boas influências e uma receita de sucesso que revelou grandes nomes do tradicional metal melódico. Vale lembrar que o EP da banda foi produzido por Thiago Bianchi.

Mesmo com pouco tempo de estrada a banda já encara seus shows com bastante dedicação e, de uma forma honesta, sem alardes, consegue entregar 100% da sua proposta musical em cima do palco. Bem acompanhados eles estão, agora é esperar os próximos capítulos desta aventura.

 

Noturnall divulga “Cosmic Redemption”, novo disco, e confirma bom momento!

Thiago Bianchi (vocal), líder do Noturnall, é figura atuante no underground nacional e desde que fundou o Noturnall não sossegou. De lá pra cá, entre idas e vindas de integrantes, o grupo carrega 4 discos de estúdio, 3 registros ao vivo e diversas turnês mundo a fora.

Para essa ocasião especial a banda evidenciou o que de melhor sabe fazer: Metal progressivo rápido, pesado e com muita técnica. ‘Try Hader’, canção que já ganhou clipe, abriu as cortinas para uma sequência furiosa que passeou por boas fases da história da banda.

As antigas ‘No Turn at All’ e ‘Fight the System’ abriram caminho para uma sequência poderosa com a recente ‘Shallow Grave’ e com uma versão de um dos grandes clássicos da história do metal brasileiro. ‘Fairy Tale’, hino do Shaman, foi aplaudida pelos quatro cantos da casa.

Thiago Bianchi é dono de um vigor absurdo quando está no palco. O vocalista não deixa a peteca cair um segundo sequer, bate cabeça, faz provocações para seus colegas de banda e ainda se aventura pulando sob a plateia. Uma figura à parte! Também merece menção o instrumental praticado pela banda que, ao vivo, busca manter a mesma qualidade dos registros em estúdio.

‘Cosmic Redemption’ e ‘Reset the Game’ marcaram mais uma dobradinha do novo disco para que a reta final surgisse com ‘Scream! For!! Me!!!’ (cantada em alto som pelos presentes) e a pesada ‘Nocturnall Human Side’, uma das primeiras faixas da banda, responsável por fechar o show após aproximados 45 minutos de pura música pesada.

Quem já acompanha o Noturnall sabe da qualidade dos caras e da preocupação em entregar trabalhos de qualidade. Sendo assim, o show em BH manteve a linha de outrora e apresentou uma banda afiada e com vigor que impressiona do fã mais leigo ao mais tradicional!

 

Edu Falaschi ‘volta no tempo’ e desfila clássicos de sua época com o Angra!

Se existe um trabalho que alavancou a carreira do músico Edu Falaschi, este trabalho é o DVD ‘Rebirth Live in São Paulo’, registro de 2001 que divulgava seu primeiro disco à frente do Angra. Mais de 20 anos após eis que Edu e sua turma resolvem relembrar este grande momento, agora em 2024, já em carreira solo, com a esperada tour “Rebirth Live in São Paulo Revisited”.

Daí para frente ficou fácil imaginar o que estava por vir. Nada menos que ‘Nova Era’, ‘Acid Rain’, ‘Heroes of Sand’ em sequência vieram para abrir a apresentação. Edu Falaschi há tempos vêm acompanhado de músicos gabaritados que, ao longo do tempo, criaram uma sinergia intensa com seus fãs e com o próprio Edu, resultando em shows de alto nível, com performance marcante e muito, muito entrosamento!

 

As baladas ‘Millenium Sun’ e ‘Make Believe’ mostraram uma banda coesa e não perderam seu charme com versões caprichadas, sempre acompanhadas por olhares (e celulares!) atentos da plateia. Até mesmo as principais falas de Edu Falaschi no DVD foram refeitas em terras mineiras, assim como o solo de bateria da época e a famosa divisão de público para um duelo no mínimo, nostálgico!

Entre agradecimentos e aplausos, veio a versátil ‘Unholy Wars’, o mega clássico ‘Rebirth’, ‘Time’, ‘Running Alone’, além de uma versão poderosa de ‘Nothing to Say’, mais uma da época do vocalista Andre Matos. Outra releitura que chamou a atenção foi a de ‘Pegasus Fantasy’, regravada duas décadas após sua versão original.

A tour “Rebirth Live in São Paulo Revisited” é uma daquelas receitas de sucesso garantido e uma sacada e tanto de Edu Falachi. Não tem como dar errado você reunir músicos experientes, resgatar clássicos que marcaram época no metal nacional e unir fãs ávidos por reviver cada segundo daqueles momentos. Dito isto, não resta dúvida do sucesso que passou e está por vir com a “Rebirth Live in São Paulo Revisited”.

Sua cidade está na rota?

 

Texto: Reynaldo Trombini (@reynaldo_trombini)

Fotos: Leandro Oliveira (@leandro.oliveira.foto)

 

Storia

 

Noturnall

 

Edu Falaschi